Topo

Garota dos EUA luta para poder jogar basquete usando saia

Na Vitrine

27/01/2017 12h00

170126_Julia
Julia joga basquete desde os cinco anos de idade e sempre improvisou saias como uniformes

Julia Frazier é apenas uma jogadora de basquete de uma escola dos Estados Unidos, mas tem causado enorme polêmica no país. E tudo por causa do uniforme: ela luta pelo direito de poder usar saias durante as partidas oficiais da modalidade.

A questão, no caso de Julia, é religiosa. A jogadora segue princípios específicos sobre roupas femininas. Cita, por exemplo, passagens da Bíblia que falam sobre o visual das mulheres e que sempre descrevem saias ou vestidos.

Por causa disso, Julia nunca usou shorts para jogar basquete. Ela tem praticado a modalidade usando saias desde os cinco anos, quando começou a aprender a modalidade.

A mãe de Julia é uma das responsáveis pelo visual. A jogadora defende o time da escola Fort Defiance, nome de uma região no centro do Estado de Arizona, e os uniformes usados pela equipe são propriedade da instituição de ensino. Para ter um visual diferente, a progenitora precisa comprar dois calções masculinos, cortar e montar a saia.

A escola também apoia a crença de Julia. "Ela é honesta, tem convicções e defende isso", analisou Larry Landes, diretor do colégio, em entrevista ao "News Leader", jornal de Fort Defiance.

O problema, no caso da jogadora, é que esse apoio ainda não é irrestrito. "Na comunidade, as pessoas não a tratam como alguém diferente. A maioria respeita a fé", disse Meredith Lloyd, parceira de time de Julia.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.