Topo

Adidas cria tênis biodegradável que pode ser dissolvido na pia de casa

Na Vitrine

28/01/2017 06h01

170127_Adidas
Novos tênis da Adidas são feitos de material biodegradável

Sabe aqueles tênis velhos, que você não usa mais e pensa em jogar fora? O que você faz com eles? Essa preocupação norteou a criação da Futurecraft Biofabric, a nova linha de calçados de running da Adidas. O principal diferencial do produto é a composição em material biodegradável – segundo a marca, é a o primeiro do gênero criado para o mercado de performance.

O calçado usa fibras Biosteel, um composto criado para alta-performance e 100% biodegradável em processos naturais. "Ao usar essas fibras, atingimos um novo nível de sustentabilidade. O material oferece uma combinação única de propriedades que são essenciais ao desempenho, como um peso 15% mais leve", disse a multinacional em material de divulgação.

170127_Adidas1

O processo de composição das fibras é 100% natural: foi desenvolvido pela Adidas em parceria com a AMSilk, empresa alemã que desenvolve compostos biodegradáveis. As fibras são obtidas a partir da fermentação de uma bactéria modificada geneticamente.

O material é um tipo de seda artificial, baseado na seda de aranhas. Outros tênis de corrida de alta performance no mercado usam fibras de polímeros plásticos, algumas recicláveis, mas nenhuma completamente biodegradável. Além do cabedal, a sola também não vai agredir o meio ambiente: a AMSilk também criou uma enzima (que deve acompanhar o tênis) que pode dissolver completamente o tênis, gerando resíduos também biodegradáveis – o que possibilita que ele seja descartado na pia de casa, por exemplo.

 

170127_Real
Nova camisa do Real Madrid também é feita com material 100% biodegradável

Essa não é a primeira iniciativa da Adidas com foco em sustentabilidade. Em julho de 2015, a empresa de origem alemã já havia lançado um modelo de tênis feito inteiramente com lixo retirado do oceano. Também foi essa a origem dos uniformes mais recentes de Bayern de Munique e Real Madrid, times patrocinados pela marca – as peças foram lançadas em novembro do ano passado.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.