Topo

Kanxa, Super Bolla, Ícone: marcas brasileiras x multinacionais nos Estaduais

Na Vitrine

10/02/2017 06h00

goianosuperbolla

Quando publicamos o ranking das marcas do Campeonato Brasileiro da Série A, imaginamos que as multinacionais como Umbro, Adidas e Nike fossem dominar o cenário. Mas e se esse cálculo fosse refeito usando os times dos Campeonatos Estaduais?

Bom, o Na Vitrine foi atrás das informações dos clubes de nove campeonatos estaduais (todos que tinham pelo menos um time na elite do futebol brasileiro): Baiano, Carioca, Catarinense, Gaúcho, Goiano, Mineiro, Paranaense, Paulista e Pernambucano. Nem todas foram fáceis de encontrar, mas o que conseguimos reunir mostrou que a Umbro, que já tinha a maioria dos times do Brasileirão, ainda domina o cenário.

As 9 marcas mais presentes nos Estaduais

  1. Umbro: 9 times (Atlético-PR, Avaí, Bahia, Boavista-RJ, Chapecoense, Cruzeiro, Grêmio, PSTC-PR e Vasco)

    02kanxa

  2. Kanxa: 8 times (Anápolis-GO, Audax-SP, Brusque-SC, Central-PE, Juazeirense-BA, Metropolitano-SC, Santo André e Vitória da Conquista-BA)

    03gruposb

  3. Grupo SB (Super Bolla, Rinat e Numer): 8 times (Aparecidense, Atlético-GO, Botafogo-SP, Crac-GO, Iporá-GO, Itumbiara-GO, Rio Verde-GO e Vila Nova-GO)

    04adidas11

  4. Adidas: 7 times (Coritiba, Figueirense, Flamengo, Ituano, Palmeiras, Ponte Preta e Sport)

    05icone

  5. Ícone Sports: 6 times (Macaé-RJ, Madureira-RJ, Portuguesa-RJ, Resende-RJ, Villa Nova-MG e Volta Redonda-RJ)

  6. Topper: 6 times (Atlético-MG, Botafogo, Brasil de Pelotas, Goiás, Náutico e Paraná)
  7. Erreà: 3 times (Caxias-RS, Jmalucelli-PR, Tubarão-SC)
  8. Karilu: 3 times (Cianorte-PR, Londrina-PR e São Bernardo-SP)
  9. Nike: 3 times (Corinthians, Internacional e Red Bull-SP)

Mais espaço para empresas regionais

Os Estaduais, porém, são muito mais democráticos quando o assunto é fornecedor de material esportivo. A Kanxa, empresa paulista fundada nos anos 80, por exemplo, conta com oito times, um a menos que a Umbro. O mesmo número que o Grupo SB, empresa goiana que reúne três marcas diferentes (Super Bolla, Numer e Rinat).

A Adidas, uma das gigantes do mercado mundial, aparece apenas em quarto lugar, com sete times. É um a mais que a Ícone Sports, do Espírito Santo, mais uma das empresas regionais que apareceu bastante durante o processo de pesquisa.

Marcas próprias são tendência?

renanjec-octo

Outro dado interessante: o número de times que resolveram criar suas próprias marcas também está crescendo. Ao menos três times fazem isso: o Juventude, com a 19Treze, o Joinville, com a Octo, e o Inter de Lages, com a Team. É um passo além do que o Santos fez: o time fez um acordo com a italiana Kappa, que fez o design do uniforme, mas é o próprio clube que produz e comercializa as suas camisas.

Quem faz a camisa do Goianésia?

Durante a apuração desse post, encontramos uma série de dificuldades para descobrir quem é que vestia os jogadores de vários clubes. Com o Goianésia, por exemplo, não encontramos site oficial ou contato para falar com o clube – um telefone fornecido pela Federação Goiana, por exemplo, só chamava. Uma pesquisa por fotos das partidas recentes também não ajudou. Era o único time que não teve uma marca atrelada na pesquisa, mas o leitor Gustavo Costa avisou que a fornecedora é a Tolledo Sports.

goianesia - tolledo

Esse não foi o único time em que conseguir a informação foi complicado. No Campeonato Pernambucano, por exemplo, eram raros os times que indicavam um fornecedor de uniformes em seus sites oficiais. O mesmo aconteceu com os times do Campeonato Baiano.

Comprar uniformes? O número de times com lojas virtuais próprias é grande. Mais da metade conta com opções para os torcedores. Mas, em alguns casos, não chegamos nem perto de encontrar uma maneira de adquirir as camisas. Por isso, se você sabe como comprar uniformes atuais dos times menores dos estaduais de Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, deixe o link nos comentários.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.