Nike vai usar F-1 para tentar superar a Adidas em corrida por recorde da maratona
No competitivo mercado de running mundial, as duas gigantes Nike e Adidas estão travando uma corrida para ver quem será o primeiro homem a completar a primeira maratona da história em menos de duas horas. Nesta terça-feira, a empresa norte-americana avisou que vai usar o mundo da Fórmula 1 para tentar sair na frente.
A Nike irá fazer sua tentativa de quebra do recorde da maratona (o projeto é chamado Breaking2) no Autódromo de Monza, na Itália, usado nas corridas de F-1. O percurso dos corredores, porém, será de apenas 2,4km e inclui duas das quatro retas do circuito usado nas provas automobilísticas (que tem 5,7 km).
"Basicamente, a localização contempla todos os fundamentos ambientais. A temperatura oscila em torno de 12 graus Celsius e a pressão do vapor é menor do que 12mmHg. Além disso, o céu normalmente está nublado (minimizando a carga de calor nos corredores) e as correntes de ar não apresentam mudanças de direção drásticas – graças ao fato do percurso estar perfeitamente situado ao largo da costa e no meio de muitas árvores", diz o comunicado da empresa. Além disso, o percurso plano e a pista de asfalto perfeito também influenciaram na decisão.
Segundo o Blog do Harry Thomas, especialista em corridas, porém, alguns aspectos não são ideais na escolha: "O loop está localizado a 183 metros de altitude e não é totalmente plano já que possui uma subida gradual – e, assim, uma descida gradual -, com elevação total de 5,35 metros por volta. (…) Historicamente, as temperaturas da região de Monza na primavera têm média de 12°C, considerado quente para uma maratona perfeita", escreveu.
Junto com o anúncio do local, a Nike também mostrou pela primeira vez o tênis que será usado na tentativa, o Nike Zoom Vaporfly Elite. Protótipos foram usados pelos três maratonistas escolhidos pela empresa para o desafio Breaking2, Eliud Kipchoge, Lelisa Desisa e Zersenay Tadese, que, segundo o Blog do Harry, fizeram um treino equivalente a uma meia-maratona em Monza para testar o percurso, acompanhados de coelhos para aumentar o ritmo.
Em comunicado da Nike, o Zoom Vapor Elite com a entressola Nike ZoomX é um "tênis conceito, ajustado individualmente a cada atleta" e "dá destaque a uma parte do produto rigorosamente pesquisada para alcançar a visão ousada do Breaking2, e uma mudança do paradigma que sugere que embora um sistema de "menos é mais" tenha sido bom no passado, uma abordagem 'mais é mais' poderia definir o futuro".
O tênis conta até mesmo com elementos em fibra de carbono – o mesmo material usado na construção de carros de F-1:
Embora os tênis de corrida tradicionais (sapatilhas) mantenham um perfil baixo, o amortecimento progressivo do solado Nike ZoomX do Nike Zoom Vaporfly Elite – notavelmente mais leve, mais macio e mais responsivo do que as espumas tradicionais – é refletido em uma altura distinta no antepé de 21 mm. Concebido para proporcionar aos corredores mais retorno de energia, ao mesmo tempo em que fornece amortecimento na pista, o Nike Zoom Vaporfly Elite combina insight do atleta com análise de biomecânica e engenharia de ponta.
Isso resulta em um sistema totalmente novo de ferramentas composto pela entressola extremamente leve e resiliente Nike ZoomX e uma placa de fibra de carbono unidirecional, com um perfil de rigidez otimizado para o atleta. Por fim, o fluxo do calcanhar, modelado de acordo com a melhor aerodinâmica, acrescenta uma distinção icônica que esbanja velocidade, e um cabedal Flyknit ajustado individualmente para o atleta na parte superior o pé.
O novo tênis é uma resposta da Nike à Adidas, que no final de fevereiro também anunciou o seu tênis de corrida para quebrar o recorde da maratona (no caso da empresa alemã, o projeto se chama Sub2). Um protótipo do Adizero Sub2 (que também não chegou ao mercado) foi usado pelo queniano Wilson Kipsang na Maratona de Tóquio. Ele venceu a prova com o tempo de 2h03min58s, a 12ª melhor marca da história e a maratona mais rápida já corrida na Ásia.
Mais informações aqui sobre a corrida de Adidas e Nike pela maratona com menos de duas horas.
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