Topo

#DiadaCamisaVelha: Goleiro de 1,68m usava cores psicodélicas para confundir atacantes

UOL Esporte

17/03/2017 04h00

A Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos apresentou para o mundo a moda de Jorge Campos, baixinho de 1,68m. Até então conhecido somente em âmbito local pelos uniformes extravagantes, o goleiro chamou a atenção do planeta pelo uniforme vestido ao longo daquele mundial: uma combinação de cores psicodélicas que contrastava, e muito, com os tons sóbrios usados pelos outros arqueiros.

Mas você sabe de onde veio a inspiração para Campos? Natural de Acapulco, ele era fã de praia e de surfe. E gostava dos tons despojados usados pelos surfistas. Queria misturar também tons de areia, sol, e outros elementos da natureza. Era o responsável pelo design dos uniformes.

Ele chegou a afirmar também que os tons da camisa e que as cores curiosas tinham motivações esportivas, pois segundo ele, ajudavam a confundir os atacantes.

Após o sucesso no Mundial vestindo a Umbro, que fabricava os uniformes da seleção mexicana, ele foi contratado pela Nike. Jorge Campos se aposentou do futebol em 2004 teve como último clube o Puebla. Hoje, ele está com 50 anos de idade.

Toda sexta-feira o blog publicará textos sobre camisas que deram o que falar no passado. Você pode deixar a sua sugestão

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.