Topo

Por que os goleiros da Suíça estão treinando de óculos escuros?

Na Vitrine

21/03/2017 18h59

A seleção da Suíça começou, na segunda-feira, a treinar para seus próximos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo com uma novidade: os goleiros Yann Sommer e Marwin Hitz entraram em campo de óculos escuros. Como brincou o jornal inglês Daily Mail, não é uma homenagem aos Homens de Preto, mas uma inovação tecnológica.

Os óculos são equipamentos eletrônicos, com lentes de LCD que piscam, mudando do transparente para o opaco. Quem define a velocidade é o usuário – ou, no caso dos suíços, o treinador dos dois goleiros.

O objetivo é apurar os reflexos ao treinar com a visão prejudicada. Além disso, com as interrupções de luminosidade, cria-se um efeito simulado de câmera e os goleiros tem maior noção da rotação da bola que vai em sua direção.

A tecnologia foi desenvolvida para atletas que precisam de agilidade, como goleiros de hóquei e jogadores de beisebol, mas se alastrou por outros esportes. Stephen Curry, campeão em 2015 e duas vezes eleito MVP da NBA, já mostrou treinos usando óculos do gênero. E até a Nike criou a sua versão (Nike SPARQ Vapor Strobe).

Os óculos usados pelos suíços são feitos pela empresa japonesa VisionUp, que diz que seu produto ajuda na concentração e na agilidade, além de estimular os músculos dos olhos e ativar áreas específicas do cérebro. A VisionUp despacha óculos para todo o mundo, por 450 dólares (R$ 1390,50) – incluindo frete, mas sem taxas de importação.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.