Blog Na Vitrine

Após uniformes encalhados e crise política, Nike retoma campanha da seleção

UOL Esporte

03/04/2017 04h00

A Nike lançou na semana passada sua primeira campanha publicitária com a seleção brasileira principal desde a Copa do Mundo de 2014. A propaganda, que leva o nome de Brasileiragem e fala da relação do povo brasileiro com o futebol, quebra um período de pouca ativação da parceria entre empresa e equipe. Um uniforme na cor verde-escuro também foi lançado.

Depois de cancelar dois eventos de lançamento por motivos diferentes, a campanha, agora, aposta no bom momento da equipe comandada por Tite. Não à toa, o próprio treinador figura na peça publicitária exibida na Arena Corinthians, no jogo contra o Paraguai, e replicada nas redes sociais e outros meios de comunicação.

Em resposta ao UOL Esporte por e-mail, a diretora de marca para futebol da Nike do Brasil, Barbara Casara, tratou com normalidade que o bom momento da seleção seja usado para uma nova campanha e não comentou os cancelamentos anteriores.

“O Brasil ama o futebol e o mundo ama o futebol do Brasil. A amarelinha é a camisa mais icônica de todos os esportes, e é normal que em um ambiente de retomada da confiança e de vitórias, tudo funciona melhor e atrai a atenção das marcas. O nosso cronograma de ações, entretanto, segue o fluxo normal, com grandes ativações para os lançamentos de produtos e momentos esportivos relevantes para a seleção”, explicou Barbara.

Nos planos da multinacional, a campanha seguirá ao lado da seleção brasileira até a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Barbara não quis revelar o cronograma das novas ações e ressaltou que o jeito que o brasileiro trata o futebol é sempre o que motiva as peças publicitárias. Ela lembra, inclusive, a campanha que virou slogan do futebol brasileiro pelo mundo: ‘Jogo Bonito’.

“Um dos valores mais reconhecidos sobre o futebol brasileiro, aqui e no mundo, é a nossa paixão pelo jogo, a forma alegre como jogamos, a liberdade, a criatividade. O Brasil simplesmente adotou um esporte de outro continente e o abraçou de forma tão completa e incondicional que acabou tomando como seu. É tão inseparável da vida dos brasileiros quanto o idioma ou o próprio território. O que fizemos agora foi adicionar ao “Jogo Bonito” novos elementos que fazem parte da identidade dessa nova geração da Seleção: a confiança, o comprometimento e a entrega. A Brasileiragem (mistura de Brasil com boleiragem) representa exatamente tudo isso”, completou.

Para bombar ainda mais a nova campanha, a Nike ainda promoveu um encontro entre Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Eles vestiram camisetas com a hashtag #brasileiragem.

Dois motivos centrais explicam o sumiço temporário da Nike. Dentro de campo, a seleção brasileira decepcionou na Copa do Mundo de 2014, com o vexame na semifinal diante da Alemanha. Em 2015, a marca norte-americana cancelou o evento de lançamento de um novo uniforme pela primeira vez em 20 anos de parceria.

A decisão havia sido tomada na época pela enorme quantidade de uniformes que ficaram encalhados nas lojas. A seleção, então, usou o mesmo uniforme do Mundial disputado em casa.

O UOL Esporte ainda apurou que houve cautela em manter a campanha adiada para 2016 por conta do momento instável da então seleção de Dunga. Somente a mudança com Tite permitiu um cenário considerado ideal para a retomada. O fato de ter o jogo em um grande centro, como São Paulo, completou a cena para a campanha atual – que será mantida até a Copa do Mundo.

Na época e também atualmente, a empresa optou por não comentar a mudança de planos.

Depois, em 2016, em meio à crise política e aos protestos políticos pelo país, a empresa decidiu transformar o evento que lançaria o novo uniforme em um simples registro no site da CBF. Sem pompa, a vestimenta que mais tarde seria usada na conquista da medalha de ouro olímpica foi lançada apenas nas redes sociais e também não decolou.

Danilo Lavieri e Pedro Ivo Almeida
Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

Sobre o Blog

Esporte é torcida e emoção, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar de tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida. Qual a melhor chuteira para o seu estilo de jogo? Quais as qualidades das novas bolas? Quem já lançou a camisa para a nova temporada?

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Na Vitrine
Topo