Topo

Adidas lança tênis feito em impressora 3D usando luz e oxigênio

Na Vitrine

07/04/2017 19h06

A Adidas anunciou no fim desta semana o lançamento do primeiro tênis feito em impressora 3D com produção em massa da história. Não é o primeiro tênis criado com impressoras 3D, mas a produção em larga escala é algo que a indústria ainda não tinha conseguido.

O modelo se chama Futurecraft 4D e conta com a entressola impressa. Ao contrário do que você imagina quando pensa em impressoras 3D, o tênis não nasce de um bloco sólido, mas de um composto químico líquido.

O processo usa a Síntese de Luz Digital (Digital Light Synthesis), criada pela empresa de tecnologia norte-americana CARBON, para moldar a peça. Usando luz e oxigênio como elementos de impressão, a empresa consegue criar elementos sólidos complexos a partir de líquidos especiais.

Se você achou difícil entender a explicação, não está sozinho. Simplificando ao máximo, a Adidas encontrou uma maneira de criar um elemento complexo a partir de um molho espesso de plástico…O próximo vídeo mostra o processo.

 

Os significados disso, porém, são maiores. Com a possibilidade e impressão da entressola em 3D, é possível que cada área que tenha contato com o pé tenha uma densidade diferente e responda de maneira individual ás forças exercidas. Algo que, usando os materiais individuais, é impossível.

Resta saber, agora, qual será a capacidade de produção. Segundo a empresa, serão feitos inicialmente 300 unidades. O próximo lote sai com 5 mil. Sites especializados falam que, até 2018, a empresa promete fabricar 100 mil unidades.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.