Topo

#DiadaCamisaVelha: Seleção já teve patrocínio de camisa

Na Vitrine

07/04/2017 08h53

A camisa amarela com mangas verdes, o calção azul e as meias brancas revolucionaram o futebol mundial. E a história da criação é conhecida: o gaúcho Aldyr Schlee (abaixo) venceu o concurso do "Correio da Manhã" para escolher o novo uniforme do time nacional. A única exigência era a presença das cores da bandeira brasileira.

(Crédito: Júnior Lago/UOL)

Como conta Antonio Carlos Napoleão, gerente de Memória e Acervo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a primeira vez em que a seleção brasileira usou amarelo, oficialmente, foi no dia 28 de fevereiro de 1954 na vitória do Brasil por 2 a 0 sobre o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1954.

De amarelo, o Brasil se tornou uma potência mundial, com cinco títulos de Copa do Mundo e, desde o ano passado, um ouro olímpico. Só na primeira conquista, o Mundial de 1958, a camisa tinha uma cor diferente: como o rival na final era a Suécia, dona da casa, o Brasil jogou de azul (na foto abaixo, a camisa que Pelé teria usado na decisão, vendida em leilão na Inglaterra).

(Crédito: AP/J. Stilwell)

Nesses 65 anos de história, alguns uniformes polêmicos foram usados. Nenhum tanto quanto os da Copa de 1982, com um ramo de café dentro do escudo, e o de 1987, com patrocínio no peito.


1982: a Copa do raminho de Café

(Crédito: Getty Images)

Quando o Brasil estreou na Copa de 1982, pouca gente no estádio de Sevilha deve ter olhado de perto o escudo no lado esquerdo do peito da camisa amarela. Mas nele havia um raminho de café, fruto de um acordo pioneiro de patrocínio da CBF com o Instituto Brasileiro de Café (IBC).

Durante o ano, o Brasil já tinha jogado com o ramo em outras partes do uniforme, mas seu uso foi vetado pela Fifa. A solução do então presidente da entidade na época para driblar a proibição foi pedir uma remodelação do escudo: saiu a Cruz de Malta e entrou a Jules Rimet, com o ramo do patrocínio em cima.

O ramo continuo no escudo da CBF até 1986, quando a Fifa convenceu a CBF a acabar com a iniciativa. Quem quiser ler mais sobre o assunto pode visitar a matéria de Adriano Wilkinson: O dia em que CBF driblou a Fifa e mudou a camisa da seleção por US$ 3 mi.


1987: o retângulo vermelho no peito

O estranhamento que não apareceu em 1982, porém, certamente deu as caras em 1987, em Uberlândia. O Brasil jogou contra o Chile, em um amistoso, com um bizarro retângulo vermelho no peito. Era o auge do patrocínio da Coca-Cola no futebol brasileiro e a empresa estampava, pela primeira e única vez, sua marca na camisa de jogo do Brasil.

#DiadaCamisaVelha: toda sexta-feira, o Na Vitrine conta a história de um uniforme inusitado. Tem alguma sugestão? Mande para gente: navitrineuolesporte@gmail.com

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.