Topo

Como saber se o tênis que você escolheu é ideal para você?

Na Vitrine

29/04/2017 04h00

Nesta semana, o Na Vitrine recebeu uma missão inédita: testar um tênis de corrida. Com o corredor de plantão voltando de férias, o teste acabou nos pés de um repórter que não conhecia muito bem o que procurar quando recebe um novo tênis.

Foram cerca de 4km correndo (e andando) com um Asics GEL-Kayano 23. O tênis é confortável? É. O amortecimento realmente amortece? Sim (pelo menos cada pisada parecia macia). Mas será que só isso basta para dizer que o tênis é legal?

Como nós imaginamos que muita gente também não sabe como responder a essa pergunta, resolvemos pedir a opinião de um especialista. Harry Thomas Jr. é jornalista e corredor desde 1999. Segundo ele, o primeiro passo é descobrir qual o tipo da sua pisada: "Grandes lojas com Centauro e Decathlon muitas vezes prestam esse serviço. As especializadas também. O Kayano é para pronador (pisada para dentro)". Esse vídeo aqui embaixo explica as diferentes pisadas:

Qual é a importância disso? Como cada corredor faz contato com o solo uma parte diferente do pé, é importante que existe mais amortecimento nessa área. Se você já olhou para tênis de corrida mais velhinhos, é normal ver como eles têm uma tendência a ficar tortos, inclinados para o lado da pisada.

Atualmente, as marcas já fazem tênis mais resistentes e com mais amortecimento nas laterais, para corrigir as pisadas de cada corredor. Isso, além de tornar a corrida mais confortável, aumenta a segurança para quem está usando o calçado.

Outro ponto a considerar, que o autor que escreve nunca tinha parado para prestar atenção, é que o peso do corredor também precisa ser considerado. "Corredores com mais de 80 kg devem correr com tênis mais estruturados. É o caso do Kayano", explica Harry. E, sim, o corredor em questão tem (bem) mais do que 80 kg.

Além disso, também é preciso pensar no uso final do tênis. "Se o corredor é iniciante e só quer rodar sem obter performance, tênis no perfil do Kayano são ótimas escolhas. São tênis que dão estabilidade e amortecimento. Mas corredores que buscam performance optam por tênis de perfis mais baixos, com no máximo 200g", explica Harry. O tênis testado, segundo a própria Asics, pesa 325 gramas.

Para terminar, existe também o conforto. "Na loja, é importante​ verificar o conforto do tênis com um teste de tato. Coloque a mão lá dentro e verifique a maciez, identifique pontos de atrito como costuras mal feitas", finaliza Harry.

No teste do Na Vitrine, a reportagem colocou a mão e descobriu que, na área dos dedos, o Kayano não conta com pontos de atrito. A língua do tênis, porém, é unida ao cabedal por uma costura, assim como a área do calcanhar. Outras empresas, como Adidas, Under Armour e Nike, estão apostando em cabedais de peça única, alguns até deixando a palmilha de lado, para não precisar desses pontos de união. Durante a corrida com o Kayano, porém, nenhuma dessas junções criou problemas.

O resumo? Quando escolher um tênis, vá pelo conforto e pense em como você quer usá-lo. Sobre o tênis testado, aqui vão os dados oficiais do Asics GEL Kayano:

A palavra-chave para a 23ª versão do GEL-KAYANO é "adaptação". Baseado no conforto, o GEL-KAYANO 23 está equipado com novo sistema de ajuste do cabedal chamado AdaptWeb. Uma tecnologia inovadora que oferece segurança ao corredor com a estrutura do cabedal composta de fitas flexíveis que se contraem quando os pés estão em estágio de fadiga, tornando-se mais rígidas e oferecendo maior sustentação e estabilidade, evitando possíveis lesões ou desconfortos.

A nova versão traz ainda uma nova construção na placa de estabilidade DuoMax e a nova entressola FlyteFoam, composta de fibras orgânicas, um material mais leve e macio que o Solyte e a mais leve e responsiva do mercado. O novo GEL Kayano 23 oferece o que há de melhor em conforto, maciez, proteção e estabilidade para os corredores.

Características:

  • Peso 325g
  • Impact Guidance System (I.G.S.)
  • Entressola em FlyteFoam
  • Cabedal em FluidFit
  • Convergence GEL Heel Clutching System
  • Sistema de amortecimento em GEL traseiro e dianteiro
  • Sistema de suporte DuoMax Guidance Line Guidance Trusstic System
  • Palmilha ComforDry X40

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.