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Mais polêmica: promessa da NBA é acusada de plagiar logo em novos tênis

Na Vitrine

05/05/2017 16h16


O armador Lonzo Ball, 19, ainda nem chegou à NBA (liga profissional de basquete dos Estados Unidos), mas já tem sido um dos assuntos mais recorrentes no noticiário do país sobre basquete. Dias depois de ter sido rechaçado pelas principais fabricantes de material esportivo do país e menos de 24 horas após ter lançado a própria marca de calçados com um modelo de US$ 495 (R$ 1.580), o prospecto foi acusado de plágio na concepção do logotipo da coleção.

Ball, jogador da Ucla, é um dos principais candidatos às primeiras posições do próximo draft, processo de seleção de atletas para a NBA. O armador é o primeiro na história a ter esse status e chegar à liga sem contrato com uma das principais marcas de material esportivo do planeta.

A razão para isso é uma ideia do pai de Lonzo, LaVar Ball. O progenitor chegou a conversar com Adidas, Nike e Under Armour, mas recusou discussões sobre patrocínio e preferiu sugerir uma parceria entre as marcas e a Big Baller, criada por ele para os filhos – LiAngelo e LaMelo, mais novos do que Lonzo, também jogam basquete.

ZO2: Prime, tênis de Lonzo Ball (Foto: Twitter/Reprodução)

LaVar chegou a falar abertamente em um aporte mínimo de US$ 1 bilhão (R$ 3,19 bilhões) para a marca que quisesse fazer apenas calçados para seus filhos – a Big Baller seguiria como empresa oficial da família no restante das peças.

Como nenhuma das grandes fabricantes de material esportivo topou o valor proposto por LaVar, o patriarca dos Ball decidiu ampliar a linha de sua marca e criou o ZO2, primeiro tênis da Big Baller.

Além de uma enxurrada de reclamações sobre o preço, contudo, o lançamento do calçado criou polêmica por causa de uma acusação de plágio. Segundo Zach Smith, técnico de wide receivers do time de futebol americano da universidade Ohio State, o logotipo da Big Baller emula o desenho usado na Zone 6, criada por ele.

Smith usou a rede social Twitter para protestar: postou uma foto comparando os dois logotipos, incluiu a hashtag #Robbery (#Roubo, em tradução livre) e ainda editou seu perfil para incluir na biografia a informação de que é "designer do logo de Lonzo Ball".

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