Adidas vence Nike na liga do patrocínio do futebol europeu
Crédito da foto: Sergio Perez/Reuters
Depois que Manchester United e Ajax garantiram seus lugares na final da Liga Europa, a final já tem uma vencedora certa: a Adidas.
A fabricante alemã de artigos esportivos patrocina as duas equipes, e também Juventus e Real Madrid, finalistas da Liga dos Campeões, o torneio de maior prestígio da Europa. O logotipo das três listras da Adidas também aparece nas camisas das equipes que ganharam ou estão prestes a garantir os títulos de pelo menos três das maiores competições nacionais do continente, na Inglaterra, na Alemanha e na Itália.
Esse quase monopólio é incomum no mundo de apostas elevadas do patrocínio de futebol, no qual a Adidas compete ferozmente com sua arquirrival Nike e também com Puma, Under Armour e outras fornecedoras de materiais, pagando centenas de milhões de dólares pelo direito de adornar as camisas dos maiores clubes. A Nike assinou no ano passado um contrato de 15 anos com o Chelsea no valor de 900 milhões de libras (US$ 1,1 bilhão), válido após o fim do acordo com a Adidas, neste ano.
A Adidas e a Nike lutam há anos pelo primeiro lugar em vendas de materiais de futebol e a empresa alemã emergiu como líder clara em 2016. A Adidas investiu cerca de 2,5 bilhões de euros (US$ 2,7 bilhões) em marketing no ano passado, em linha com sua faixa-meta de 12 por cento a 13 por cento da receita. Se mantiver a proporção e ampliar as vendas, segundo suas metas financeiras, a empresa poderá adicionar mais 1 bilhão de euros ao orçamento de marketing até 2020.
Ambas as empresas estão investindo bastante em patrocínio, mas a Adidas teve mais sorte neste ano. Todas as equipes Nike na Liga dos Campeões — incluindo Barcelona, Atlético de Madrid, Manchester City, Monaco e Paris St. Germain — foram desclassificadas do torneio pan-europeu. A Puma não teve melhor sorte com Dortmund, Arsenal e Leicester; nem a Under Armour com o Tottenham.
O Bayern de Munique, patrocinado pela Adidas, já garantiu o título da Bundesliga, o campeonato alemão, e o Chelsea está prestes a conquistar a Premier League inglesa e a Juventus lidera a Serie A italiana. Na Liga Espanhola, a disputa ainda está em aberto entre o Real Madrid, da Adidas, e o Barcelona, da Nike, enquanto no campeonato francês a Nike deverá garantir o primeiro lugar com a disputa pelo título entre Monaco e Paris St. Germain.
Mas mesmo que os equipamentos da Adidas acabem vencendo, a Nike pode não sair de mãos vazias. Os patrocínios de camisa são escolhidos para toda a equipe, mas cada jogador pode escolher suas próprias chuteiras. O Real Madrid, da Adidas, é o favorito nas casas de apostas para conquistar a Liga dos Campeões, mas o principal nome da equipe, Cristiano Ronaldo, joga com chuteiras Nike.
Richard Weiss
Do Bloomberg
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.