Topo

Sport alfineta Flamengo em vídeo sobre novo uniforme: "Único campeão de 1987"

UOL Esporte

20/05/2017 14h49

Trinta anos após a conquista, a taça do Campeonato Brasileiro de 1987 ainda é objeto de disputa entre Sport e Flamengo. Neste sábado (20), o Leão da Ilha divulgou vídeo oficial sobre seu novo uniforme, que faz alusão ao título nacional daquele ano. O clube aproveita a exaltação à campanha vitoriosa para alfinetar os cariocas.

"O que eles não contavam é que este não é apenas um clube, é uma nação de apaixonados. Apaixonados que carregam o orgulho nordestino no peito e a raça do leão do norte no manto. Manto forjado na garra, no suor e no sangue daqueles que jamais aceitaram que alguém dissesse o que podemos fazer", diz o vídeo, que enaltece a conquista imagens da época e termina com a frase "Sport, há 30 anos o único campeão brasileiro de 1987" e a hashtag #ÉMelhorAceitar.

A polêmica em torno do título brasileiro de 1987 é grande. Tudo começa com o enfraquecimento da CBF, que não tinha dinheiro para montar o campeonato. Então o Flamengo se reuniu com outras equipes e juntas fundaram o Clube dos 13 para criar a Copa União, que contou com 16 times e foi chamada de Módulo Verde. Mas equipes que se destacaram no ano anterior ficaram de fora do torneio, então a confederação montou o Módulo Amarelo também com 16 clubes, entre eles o Sport.

A CBF ainda sugeriu ao Clube dos 13 que o campeão nacional fosse definido em um quadrangular com os dois melhores do Módulo Verde e os dois melhores do Módulo Amarelo. Mas Flamengo e Inter se recusaram a enfrentar Sport e Guarani, de modo que estes dois últimos decidiram o campeonato entre si: 1 a 1 em Campinas, 1 a 0 Leão na Ilha.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.