Topo

Uniformes da arbitragem são um problema no Campeonato Brasileiro?

Na Vitrine

14/06/2017 12h22

Crédito: Rubens Chiri/saopaulofc.net/Reprodução)

No último domingo, quem assistiu ao clássico entre Corinthians e São Paulo viu uma cena inusitada: quando o goleiro Cássio, capitão corintiano, foi até o centro do campo para o sorteio de quem começava com a bola, seu uniforme podia ser confundido com o da arbitragem. Tanto o goleiro, quanto o sexteto de juízes estavam de amarelo, gerando essa engraçada imagem acima.

Não foi o único caso. No empate entre Botafogo e Coritiba, no Rio de Janeiro, o goleiro Wilson estava, também, usando uma camisa amarela marca-texto. O tom era diferente do amarelo da arbitragem, mas pela televisão também era possível fazer uma confusão. O Sport Recife já conviveu com isso, com o goleiro Magrão e os árbitros em azul.

A questão, aqui, é a falta de opções para a arbitragem. No Campeonato Brasileiro, a cada partida os juízes chegam ao estádio com três opções: preto, amarelo e azul. Só que essas são, justamente, três das cores mais usadas pelos goleiros do país. "Coincidências assim não podem acontecer. Temos três opções de uniforme justamente para isso. Em alguns casos, os goleiros não apresentam outras opções e, em último caso, é possível realizar a partida", explicou Marcos Marinho, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem.

O UOL Esporte apurou que aconteceu um erro no clássico paulista. Uma falha de comunicação sobre a cor do uniforme que o goleiro do São Paulo usaria impediu que a equipe de arbitragem subisse de azul – cor que os goleiros do clube do Morumbi já usaram na temporada. O amarelo de Cássio, porém, passou despercebido pela equipe comandada pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro.

Contatadas pelo Na Vitrine, algumas marcas esportivas explicaram que a checagem do equipamento é responsabilidade da arbitragem, mas que existem opções para os clubes evitarem a semelhança. A Adidas, por exemplo, explicou que cada clube tem pelo menos três opções de uniformes para os goleiros de seu time. E, que em último caso, existe sempre a possibilidade do uso da camisa reserva dos jogadores de linha. O goleiro Magrão, do Sport, por exemplo, já atuou com a camisa dourada para evitar atritos.

No caso do Corinthians, Cássio já jogou de azul e vermelho, além do amarelo. Durante o pré-jogo, não aconteceram mudanças. Após o primeiro tempo, no entanto, a arbitragem voltou de azul.  "Não é para acontecer o que aconteceu. Já advertimos os árbitros envolvidos e acredito que não vai mais acontecer", completou Marinho.

* Reportagem de Bruno Doro e Diego Salgado, do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.