Topo

Nike coloca tecnologia “da botinha” em sua chuteira trintona

Na Vitrine

27/06/2017 18h33

Quem tem mais de 30 anos pensa em chuteira como um calçado de couro. Para essas pessoas, é difícil olhar para as chuteiras mais modernas, aquelas com a botinha e materiais trançados, e entender como material de futebol.

Pensando nisso, a novidade que a Nike apresentou nesta terça-feira chega para aparar (pelo menos um pouco) as arestas deste choque de gerações. Pense em uma chuteira de mais de 30 anos usando a grande tendência do futebol moderno.

A Tiempo nasceu no início dos anos 80 (se você procurar, encontra fotos de uma versão de 1983) e, em 1994, para a Copa do Mundo dos EUA, virou a linha de chuteiras que tornou a Nike uma das gigantes do futebol mundial. Nesta terça-feira, foi lançada sua sétima versão, que ganhou pela primeira vez o Flyknit, a versão Nike para a "tecnologia da botinha" que as marcas esportivas têm usado desde 2014.Essa fusão, porém, é mais discreta: a botinha é muito mais interna e só fica óbvia quando você olha para a língua (ou ausência dela) do calçado. Veja o que a empresa tem a dizer:

Por trás do seu couro macio, a nova Tiempo Legend 7 oferece maior ajuste e conforto em uma chuteira que é 22% mais leve do que sua antecessora. "Tudo começa com couro de alta qualidade", diz o designer da Nike Futebol, Vianney de Montgolfier, "Com a Tiempo Legend 7, incorporamos a tecnologia Flyknit na construção da chuteira para um ajuste mais dinâmico e melhor fixação".

A tecnologia Flyknit se encaixa perfeitamente ao longo da parte superior da chuteira, que, revestida com cabos em Flywire, garante um ajuste preciso de acordo com a preferência de cada jogador. A Flyknit oferece ainda mais flexibilidade em toda a área da língua e ajuda também a proporcionar maior acolchoamento sobre o pé.

Para evitar que o couro na área dos dedos laceie, a Nike também desenvolveu a Fit-Mesh, uma tecnologia que faz sua estreia na Tiempo Legend 7. "A Fit-Mesh foi criada para agir como uma armadilha de dedo chinesa. Quanto mais pressão você aplicar, mais apertada ela fica", continua Montgolfier. "É um revestimento flutuante unido à camada intermediária da chuteira. Ela ainda auxilia o jogador na contenção do pé para que o couro não precise fazer isso".

Com a estabilidade proporcionada pela Fit-Mesh, a Nike aproveitou um couro macio e sem costura ao longo do antepé, fundido com uma espuma fina que oferece os benefícios de toque e controle do acolchoamento sem perfuração. "Não há uma única costura na zona de chute desta chuteira", explica o designer. "A Tiempo oferece contato puro entre o couro e a bola."

A sensação aveludada da Tiempo Legend 7 estende-se até o calcanhar, onde cápsulas acolchoadas e articuladas mantêm o pé sempre no lugar. A sétima edição da Tiempo Legend também marca a estreia da placa Nike Hyperstability, que foi projetada para movimentos multidirecionais e ajudou a eliminar 60 gramas no peso final da chuteira. O solado apresenta uma mistura de travas cônicas irregulares, chevrons e lâminas. Como em todas as chuteiras da Nike, o padrão de tração foi refinado através da Análise de Elementos Finitos (FEA, sigla em inglês).

Completando o novo estilo da Tiempo, o Swoosh (logo da Nike) foi modernizado e posicionado próximo ao calcanhar. "A Tiempo conquistou a preferência de uma legião de jogadores do futebol mundial", conclui Montgolfier. "Melhorar uma chuteira idolatrada como esaa foi um desafio instigante. As novas inovações aprimoram e complementam as características que os jogadores já amam no modelo, além de reduzirem significativamente o peso da chuteira".

A Tiempo Legend 7 estará disponível no Nike.com a partir do dia 10 de julho, e em revendedores selecionados em 13 julho.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.