Topo

Alemanha, Argentina e Espanha vão para a Copa vestindo camisa retrô

UOL Esporte

06/11/2017 08h02

A Adidas confirmou nesta segunda-feira que a sua tendência para a Copa do Mundo da Rússia é o retrô. A empresa alemã divulgou um pacote de uniformes para o Mundial, todas com inspiração nos anos 80 e 90. Estão presentes as campeãs do mundo Alemanha, Argentina e Espanha, além de Bélgica, Colômbia, Japão, México e Rússia. Confira:


Alemanha lembra título de 1990

Quando Lothar Mathaus levantou a Copa do Mundo de 1990, na Itália, a camisa usada pela seleção alemã era icônica: branca, como sempre, com três listras no peito nas cores da bandeira do país, preto, amarelo e vermelho. As cores ficaram no passado, mas o padrão das listras, que fazia um V na lateral, foi retomado.

A camisa de 1990:

(Crédito: AP/C. Fumagalli)


Argentina e seu último título

A Argentina celebra o 125º aniversário da AFA incorporando sutilmente louros (um elemento-chave do brasão argentino) nas icônicas listras azuis e brancas. Feitas com um moderno pixel óptico, oferecendo um estilo contemporâneo, as listras possuem um relevo combinado de louros e o número 125. Além disso, duas estrelas douradas acima do distintivo em celebram as duas Copas do Mundo conquistadas pelo país em 1978 e 1986. O desenho lembra, também, a última conquista da seleção sul-americana, a Copa América de 1993, com as mangas brancas e gola V.

A camisa de 1993:


Espanha usa Copa de 1994

A camisa da Espanha homenageia uma das mais famosas do país – a da Copa do Mundo de 1994 nos EUA. Possui um design gráfico dinâmico composto de diamantes em vermelho, amarelo e azul. Os diamantes representam a velocidade, energia e estilo de futebol que se tornou tão associado à equipe nacional.

A camisa de 1990:

(Crédito: Ben Radford/ALLSPORT)


Bélgica vai para a década de 80

O maior mergulho na história da Adidas foi para a criação do uniforme belga. O modelo tem losangos no centro do peito, mesmo padrão usado no uniforme que a Bélgica usou na Eurocopa de 1984 – que tinha a faixa de losangos, mas incluía detalhes em branco, que não foram usados na nova camisa.

Camisa de 1984:

(Crédito: Getty Images)


Colômbia lembra de Valderrama e Higuita

A nova camisa da Colômbia apresenta um design gráfico azul e vermelho nas laterais, destacando as cores da bandeira colombiana enquanto reinterpreta e faz referência ao design usado na Copa do mundo de 1990, no time que tinha Valderrama e Higuita. A camisa apresenta um sinal na parte de trás do pescoço que diz "UNIDOS POR UN PAIS" (Unidos por um país).

A camisa de 1990:


Japão foge da inspiração no futebol

A camisa do Japão tem inspiração no design do vestuário artesanal japonês. O gráfico imita o artesanato tradicional da técnica de costura Sashiko, que é feita por fios ásperos brancos na base tingida em azul. O uniforme apresenta uma nova tonalidade de azul com tons de vermelho e branco em representação da bandeira nacional. Uma assinatura na nuca comemora momentos importantes da história do futebol da JFA.


México usa desenhos dos anos 90

Inspirado em desenhos do início da década de 1990, a camisa do México é a transição perfeita do estádio para a rua. A camisa é uma base verde com um gráfico que começa na cintura e vai até a direção do peito. O detalhe nas costas diz "Soy México" (Sou México), que completa o novo uniforme.


Rússia recorda uniforme da USSR

O uniforme da Rússia, país anfitrião, é uma interpretação moderna da usada pela União Soviética durante os Jogos Olímpicos de 1988, onde o time ganhou o ouro contra o Brasil. A camisa vermelha apresenta linhas brancas sólidas que se deslocam das costas, passando pelos braços até chegar ao peito, oferecendo um olhar moderno e ousado. Nas costas levam a bandeira russa, a águia e a frase "Вместе К Победе", algo como "Juntos para a vitória".

A camisa de 1988:

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.