Topo

Cor de nova camisa da Espanha gera desconforto entre federação e governo

UOL Esporte

07/11/2017 16h43

Foto: Divulgação

Lançada pela adidas na última segunda-feira (6), a camisa da Espanha para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, gerou desconforto entre integrantes do governo do país e da federação de futebol local, de acordo com o jornal "As".

O motivo da polêmica são as listras horizontais em forma de losango, que remetem ao uniforme espanhol no Mundial de 1994, nos Estados Unidos. A cor de uma delas, um azul com tom próximo ao roxo, misturado ao amarelo e vermelho tradicionais do país, remete à bandeira usada pela Espanha republicana, na década de 1930, na visão de alguns políticos locais.

A tentativa de golpe de Estado para derrubar o sistema republicano, em 1936, iniciou a Guerra Civil Espanhola, que terminou em 1939 e deu origem ao governo fascista do general Francisco Franco. Após 40 anos no poder, o militar reinstaurou a monarquia no país.

Ao jornal "As", o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Juan Luis Larrea, admitiu que ouviu reclamações sobre a cor do uniforme "do mais alto escalão" político. "Não é algo fácil de solucionar, porque a venda das camisas já começou e há milhares delas espalhadas por lojas de toda a Espanha", disse.

O cartola, no entanto, não descarta adiar o uso do novo uniforme por parte da seleção espanhola "até que a tempestade passe", segundo Larrea.

De acordo com a "Cadena Ser", a polêmica resultou no cancelamento de um evento que seria realizado nesta terça-feira (7) para a apresentação do uniforme. Em vez disso, serão realizadas apenas fotos com os atletas vestindo a nova camiseta.

Toda a confusão forçou a RFEF publicar um comunicado esclarecendo que a nova camiseta não levou em consideração nenhuma questão política em seu design.

"adidas e a RFEF querem esclarecer que o lançamento da camiseta que a seleção espanhola de futebol vestirá durante a Copa do mundo da Rússia de 2018 está fora de qualquer conotação política", diz o texto.

A entidade lembrou a relação de longa data com a marca alemã, com mais de 30 anos de duração, e explicou que a inspiração do novo uniforme é apenas a antiga camiseta da Copa de 1994. A RFEF ainda reforçou que a nova coleção da adidas "rende homenagem a uma de suas camisas mais famosas", citando também o exemplo do novo uniforme da Alemanha, que traz uma alusão à camiseta da seleção alemã na Copa de 1990.

"O desenho da atual camiseta resume a coragem e a fúria de nossa seleção, com gráficos de diamante vermelho, amarelo e azul que representam as melhores qualidades dessa equie: velocidade, energia e seu conhecido estilo de jogo", explica o comunicado.

A federação ainda garantiu que o lançamento do produto se deu após um processo longo de colaboração com a fornecedora de material esportivo, com duração de mais de 18 meses. O modelo final foi definido após um acordo entre a RFEF e a adidas.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.