Topo

Testamos o tênis da Nike com fibra de carbono. É surpreendente

Na Vitrine

24/11/2017 10h26

É difícil de explicar a primeira sensação ao calçar e pisar com o Zoom Fly, o tênis com uma placa de fibra de carbono da Nike. É um desequilíbrio estável, uma força que te empurra para frente (ou para cima). Mas é fácil tirar uma rápida conclusão sobre o modelo: não é um tênis para iniciantes. É para quem já se conhece como corredor, quem já entende sua própria passada ou seu próprio ritmo. É uma experiência sensorial.

O Zoom Fly é, em termos gerais, a versão simplificada – e barateada, claro – do Zoom Vaporfly 4%, o tênis que a Nike criou para tentar fazer seus atletas completarem uma maratona em menos de duas horas, o famoso #Breaking2. Não tanto quanto seu irmão mais poderoso, o Zoom Fly é muito leve e tem como principal característica o fato de ser muito responsivo em seu amortecimento, graças a uma placa de carbono em toda sua sola. O cabedal do modelo é feito do tecido Flymesh e com a tecnologia Flywire, similar a um tricô, assim como de seus principais concorrentes. O amortecimento é do tipo Lunarlon e a sola é em borracha reforçada.

É justamente essa placa que causa toda a estranheza, mas também faz do tênis o melhor que já testei para o Na Vitrine. Ele melhorou meu desempenho, meu rendimento e tive menos dores que com outros modelos que testei.

O teste com Zoom Fly foi feito em três situações: 10k na rua, 12k na esteira e depois 21k na rua.


Ficha técnica

Pisada: Neutra

Peso: 240g (masculino tamanho 42) / 184g (feminino tamanho 37)

Drop: 10 mm

Preço sugerido: R$ 599,90


Avaliação

Conforto – 10

Depois que você se acostuma com a sensação de correr com um amortecimento tão responsivo, o conforto e a leveza impressiona.

Estabilidade – 10

Como falei no começo, ele pode até parecer estranho em um primeiro momento, mas ele é muito estável. A sensação é que ele até mesmo corrige sua passada e evita torções quando pisamos em buracos.

Desempenho – 10

Com o modelo, consegui fazer meus melhores tempos para 10k e um bom pace no 21k. Não dá para negar a eficiência da tecnologia empregada no tênis.

Ajuste ao pé – 9,5

Sobrou um pouco de espaço na parte da frente, o que causa um pequeno desconforto a partir de 1h de treino. Mas nada que obrigue a interromper a corrida.

Maciez – 10

O solado inteiriço em todo o pé deixa o modelo muito macio para a corrida.

Praticidade – 9,5

A primeira calçada não é muito intuitiva pois cadarço e língua são um pouco curtos.

Resistência à sujeira – 9 ,5

Todos os modelos do Zoom Fly têm um solado branco, eles até incentivam que você escreva ou personalize o local, mas isso faz com que a sujeira fique muito mais impregnada.

 * Por Jorge Corrêa, editor do UOL Esporte e corredor amador

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.