Topo

Ex-executivo da Netshoes assume missão no grupo das lojas do Corinthians

UOL Esporte

18/05/2018 08h00

Pioneiro no ramo de franquias de lojas de clubes de futebol no país, principalmente com o êxito da rede Poderoso Timão, o SPR Sports Group aposta agora no crescimento da frente de licenciamentos, através de Marcelo Chammas. O executivo foi um dos nomes chave na história de crescimento da Netshoes, à frente da experiência de levar a empresa além das fronteiras brasileiras.

Agora Chammas tem como missão fazer crescer o braço de licenciamentos da SPR, que já é o maior do país no segmento esportivo. O catálogo da empresa conta com produtos de 12 clubes de futebol, sendo três deles estrangeiros (Barcelona, Juventus e Milan), além de linhas da CBF, da NBA e da Kappa, por exemplo.

As frentes de licenciamento da SPR coexistem no mercado com a linha de performance das marcas. Por exemplo, não concorre nacionalmente com o repertório do Barcelona produzido pela Nike. Neste caso, a empresa brasileira desenvolve linhas mais casuais, com produtos geralmente à disposição em pontos de varejo não esportivos, como lojas de moda e departamento (com mochilas, moletons, camisa casual, às vezes itens como chaveiros, etc.). No conceito, é uma frente complementar ao da linha oficial, de extensão de sortimento.

"A SPR começou com isso, fazendo licenças de marcas, gestão de marcas. Aí veio a questão de ampliar o negócio, com as franquias, que deu muito certo. É um case dentro do Corinthians. Algo que sustentou e deu bastante fôlego financeiro para a SPR. Todos ganharam dinheiro com isso, a SPR, o Corinthians, os franqueados. Chegou a ter 160 lojas. E agora estamos estudando como ampliar isso (a operação de licenciamentos)", afirmou Marcelo Chammas, que traz na bagagem mais de 17 anos de Netshoes.

"Se a gente chegar a metade do que a Netshoes é, já vou estar muito feliz", acrescentou o executivo da área comercial sobre o desafio profissional aceito neste ano.

Uma das intenções pontuais do grupo é passar a investir mais pesado em calçados, aliado com produtores parceiros. A SPR também tem como um traço consagrado de atuação a "tropicalização" de produtos e tendências que as marcas licenciadas experimentam fora do país.

Marcelo Chammas – arquivo pessoal

"A gente pede uma liberdade para as marcas em termos de desenvolvimento de produtos. Como a gente é fábrica, consegue fazer aqui um produto com preço atrativo, qualidade e com tecnologia", disse Chammas.

Parceira da CBF para linha casual, a SPR vive agora neste período do calendário o foco em Copa do Mundo, que tradicionalmente anestesia o resto da produção por dois meses.

"Por a gente ter a CBF é algo muito importante. Você meio que antecipa a demanda. Você acaba não vendendo as outras coisas que venderia num ano normal. Mas a gente sabe que o volume de CBF vai ser menor do que foi em 2014, porque a Copa foi aqui. Não só de CBF, a gente está buscando um crescimento até em fatias de mercado que a gente não abocanhava antes", comentou o executivo.

Oscilação da franquia corintiana com antiga gestão

A loja Poderoso Timão é o grande caso de sucesso de franquias da SPR. A capilaridade já foi de quase 160 lojas, mas a rede sofreu um encolhimento em razão de tempos ruins do mercado. A relação complexa com a antiga gestão do Corinthians, com Roberto de Andrade, também esfriou a expansão. Mas a parceria voltou a engrenar depois que Caio Campos assumiu o marketing do clube recentemente – o profissional atuou na SPR por algum tempo.

Apesar da retomada de crescimento da franquia, a empresa entende que o número de lojas não voltará a ser do tamanho que foi. Mas a SPR fala em um "saneamento" da rede, com foco nas lojas mais de vendas fortes e com controle maior da oferta.

A SPR Sports Group é uma indústria de confecção com mais de 30 anos de operação no país. Hoje, a empresa conta com fábricas em quatro estados brasileiros, além de um escritório fixo na China.

Por Bruno Freitas
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.