Topo

Conheça o Mundo dos Esportes, o quartel-general da Adidas na Alemanha

Na Vitrine

19/05/2018 07h00

A chuteira que Lionel Messi vai usar na Copa do Mundo e a camisa com que a Alemanha vai defender o título mundial tem um mesmo local de nascimento: Herzogenaurach, uma cidadezinha de 23 mil habitantes no interior da Alemanha.

É lá que fica a imponente sede da Adidas, gigante do mercado esportivo. São 50 hectares de prédios e instalações esportivas, além de áreas verdes – atualmente, 5.500 pessoas trabalham no local que, até 1992, era uma base do exército americano.

Não por acaso, é chamada de "Mundo dos Esportes": os funcionários têm a sua disposição quadras de basquete, vôlei, tênis, uma parede de escaladas e quilômetros de trilhas para corrida. O Adi Dassler Sportsplatz é um estádio para 3 mil pessoas que recebe, regularmente, a seleção da Alemanha para treinamentos e, em 2006, foi a sede da seleção da Argentina para a Copa do Mundo.

O prédio mais impressionante se chama Laces (chamado assim porque as passarelas internas lembram os cadarços de um tênis), onde ficam os principais escritórios de design e pesquisa da marca. Incluindo aqueles de onde saíram as camisas de oito seleções ou a Telstar 18, a bola que estará em campo na Rússia-2018.

No térreo do Laces fica uma das salas mais seguras do complexo esportivo: o Future Lab. O laboratório de inovações da Adidas conta com pés robóticos que podem simular corrida ou chutes, instrumentos para captação de movimento e até mesmo uma quadra de futebol equipada com o HawkEye, tecnologia de captação de movimentos usada como tira-teima, por exemplo, nos jogos de tênis.

Por Bruno Doro
Do UOL, em Herzogenaurach (Alemanha)

* Repórter viajou à convite da Adidas

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.