Topo

Comercial da Nike une craques da seleção, várzea e "revival" de Ronaldo-98

UOL Esporte

03/06/2018 14h39

A Nike aproveitou o dia de amistoso da seleção com a Croácia neste domingo para lançar seu comercial temático da equipe para a Copa da Rússia. A peça publicitária batizada de "Vai na Brasileiragem" já nasce com cara de clássico, unindo alguns craques do time de Tite, futebol de várzea, funk na trilha sonora e até um resgate de uma publicidade nostálgica de Ronaldo antes do Mundial de 1998.

"Nosso futebol nasce nas ruas, na várzea, nos gramados. Nosso futebol inspira o mundo inteiro", diz em comunicado a empresa americana, parceira da seleção desde a metade da década de 90 do último século.

1. Zoeira no vestiário da seleção
A versão completa do comercial começa o vestiário da seleção, quando Philippe Coutinho faz uma brincadeira com bola com o companheiro Willian. Os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva registram tudo pelo celular e jogam a zoação entre craques nas redes sociais.

2. Futebol de várzea, na favela, várzea e com mulheres
Para ilustrar a cultura de futebol no Brasil, o comercial se esforça para mostrar situações atuais, com amadores em ação em comunidades. A peça também mostra mulheres jogando com desenvoltura, em uma inserção bem afinada com os tempos que vivemos.

3. Ronaldo repete comercial clássico de 1998
A Nike revisitou um clássico de 1998, dialogando com um comercial da empresa que entrou para a história: os ídolos brasileiros jogando bola dentro de um aeroporto (Denílson, Leonardo, etc.). Sem a mesma forma de vinte anos atrás, Ronaldo repetiu a mesma cena da famosa peça, tentando fazer um gol usando como referência dois mastros de localização.

4. Geração 2022
Um dos destaques da parte final do comercial é a presença de quatro jovens jogadores que ainda não estão na seleção principal, mas prometem ser novidades para o ciclo de 2022, para a Copa do Qatar daqui a quatro anos. São eles: Vinicius Júnior (Flamengo/Real Madrid), David Neres (Ajax), Lucas Paquetá (Flamengo) e Paulinho (ex-Vasco, atualmente no Bayer Leverkusen). As revelações do futebol local aparecem brincando em um jogo de pebolim.

5. Neymar onipresente
O camisa 10 da seleção na Copa do Mundo não aparece contracenando no comercial. No entanto, a imagem de Neymar aparece em alguns momentos da peça publicitária – em um trecho no videogame, como arte em grafite e em outras variações.

6. Preleção patriota do garotinho
O menino Kauã Valente ficou famoso recentemente entre torcedores do país quando um vídeo seu falando aos jogadores do time sub-10 do Vasco viralizou nas redes sociais. No comercial da Nike, o jovem jogador vascaíno repete mais ou menos o tom do discurso original, encerrando sua fala com uma conclamação patriota: "Essa camisa aqui tem história".

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.