Topo

Nike lança vídeo de campanha com Kaepernick que gerou polêmica

UOL Esporte

05/09/2018 14h50

A Nike lançou nesta quarta-feira (5) o vídeo da campanha com quarterback Colin Kaepernick, que gerou polêmica nas redes sociais. A ação publicitária é para comemorar os 30 anos do slogan "Just do it" ('apenas faça', em português). O vídeo tem como principais personagens a tenista Serena Williams, Le Bron James e o atleta de futebol americano que protagonizou a campanha.

Kaepernick não tem contrato com um clube desde 2016, quando virou destaque ao se ajoelhar durante a execução do hino nacional dos Estados Unidos. Kaepernick tentava chamar a atenção para o número de negros americanos mortos pela polícia e outros problemas raciais do país.

O jogador de futebol americano fecha o vídeo enquanto a seguinte frase é falada: "Não pergunte se seus sonhos são loucos. Pergunte se eles são loucos o suficiente. Just do It".

A decisão da Nike de usar Kaepernick em sua campanha publicitária gerou algumas críticas negativas nas redes sociais. Pessoas que eram contra o gesto de se ajoelhar durante o hino nacional passaram a postar vídeos em que apareciam queimando tênis da marca.

Confira o texto publicado no vídeo da campanha da Nike:

Se as pessoas disseram que seus sonhos são loucos, se eles rirem do que você pode fazer, bom. Siga nesse caminho, porque o que os descrentes falham em entender é que chamar um sonho de "louco" não é um insulto. É um elogio.

Não tente ser o corredor mais rápido da sua escolha ou o mais rápido do mundo. Seja o mais rápido de todos.

Não se imagine com uma camisa do OBJ (Odell Beckham Jr., jogador da NFL). Imagine OBJ com uma camisa sua.

Não se contente em ser a rainha do baile ou a linebacker (posição do futebol americano). Seja os dois.

Perder 54,4kg e se tornar um ironman depois de um tumor no cérebro…

Não acredite que você tenha que ser como alguém para ser alguém.

Se você nasceu refugiado, não deixe que te impeçam de jogar futebol pela seleção… aos 16 anos.

Não se torne o melhor jogador de basquete do planeta. Seja maior que o basquete.

Acredite em algo, mesmo que isso signifique sacrificar tudo.

Quando eles falarem sobre o melhor time da história do esporte, certifique-se que seja o seu time.

Se você só tiver uma mão, não apenas assista futebol, jogue. E no mais alto nível.

Se você for uma garota de Compton (cidade dos Estados Unidos), não se torne apenas uma tenista. Sonhe para ser a melhor atleta da história. Sim, é mais apropriado.

Então, não pergunte se seus sonhos são loucos. Pergunte se são loucos o suficiente.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.