Topo

Por que não? Cor-de-rosa no futebol é mais comum do que você percebeu

UOL Esporte

22/09/2018 04h00

Divulgação

Pensar que cor-de-rosa não combina com futebol é como viver nos tempos em que os times eram, de verdade, proibidos de vestir o tom em campo. Agora não. O rosa é uma tonalidade como outra qualquer e está sendo cada vez mais usada no esporte. Mesmo que isso signifique um confronto com alguns torcedores retrógrados.

Manchester United lança uniforme reserva na cor rosa
Uma chuteira rosa gerou críticas a jogadores; que ano é hoje no futebol?

A nova chuteira da Adidas foi divulgada pelos próprios jogadores, normalmente, como outro material qualquer. Era rosa. Os comentários de internautas nas redes sociais pareciam coisa do passado: "essa cor é de mulher", disseram alguns.

Em comunicado, a marca ressalta que espera que a chuteira "quebre esteriótipos". "A adidas não tolera nenhuma forma de preconceito – seja de gênero, raça ou classe. Acreditamos no poder do esporte e esperamos que essa chuteira continue quebrando ainda mais barreiras e esteriótipos no futebol", disse a Adidas.

Apesar da resistência ainda existir, marcas, clubes e jogadores parecem ter "superado" o preconceito. Gostem ou não, a cor está cada vez mais presente em camisas, bolas e, desde a semana passada, chuteiras.

No Brasil, é comum ver o rosa nos uniformes quando se trata de uma campanha de prevenção ao câncer de mama ou durante o mês de março, conhecido como o mês das mulheres, por exemplo. O Internacional usou em outubro de 2017 uma camisa rosa no aquecimento dos jogadores. Era uma homenagem às mulheres para incentivar a prevenção ao câncer de mama.

Ninguém censurou, também, a bola oficial do Campeonato Paulista de 2018 por seus detalhes em rosa. Afinal, o que importa é que a bola rolou, os atacantes fizeram gol, os goleiros defenderam… Afinal, é isso que realmente conta.

Na Europa, a cor definitivamente perdeu o estigma.

O Real Madrid adotou o rosa bem forte como cor de seu uniforme número 2 na temporada 2014-2015. A Juventus fez seu uniforme rosa em mais de uma oportunidade. O Everton, da Inglaterra, também. O uniforme do Palermo é rosa. O Bordeaux teve rosa como detalhe em sua camisa na temporada passada. O Atlético de Madri também colocou o tom em alguns detalhes.

Nesta nova temporada, o Manchester United também vem de rosa. Seu uniforme reserva usa um tom mais claro. E outro: o salmão da nova camisa do Barcelona se aproxima do tom criticado da chuteira da Adidas.

Tudo isso indica um recado para os torcedores que reclamaram de seus jogadores usando a nova chuteira da Adidas: é bom se acostumar, porque o rosa chegou para ficar.

Karla Torralba
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.