Topo

Sem cadarços, com couro: nova chuteira da Umbro aposta em toque na bola

UOL Esporte

17/10/2018 06h20

(Crédito: Umbro/Divulgação)

A Umbro está lançando um novo modelo de chuteiras com um toque mais do que nostálgico: a Medusae 3 Elite. A novidade no calçado é a ausência de cadarços, substituídos com uma faixa de couro sobre o peito do pé e as laterais.

Apesar do lançamento, a própria Umbro diz que a chuteira "está longe de ser o calçado tradicional de couro". Pelo contrário: a Medusae 3 Elite pesa apenas 170 g e conta "com todos os elementos projetados para a funcionalidade no jogo moderno".

O design foi trabalhado por uma equipe da fabricante ao longo de dois anos na cidade de Manchester (Inglaterra). Após conversas com diversos jogadores profissionais, a fabricante decidiu apostar na faixa de couro para oferecer um melhor toque na bola, sem costuras sobre o chamado antepé, aumentando a superfície de contato.

"Se um elemento não adicionasse conforto, melhorasse o ajuste e aprimorasse ou ajudasse na performance, a equipe de design simplesmente retirava. O resultado é um sofisticado calçado de couro sem cadarços e leve", garante a Umbro.

A chuteira ainda tem revestimento em malha ao redor do tornozelo, ranhuras flexíveis ao longo da chuteira que reproduzem a costura da Speciali (modelo de chuteira da Umbro que fez sucesso na década de 1990), zonas acolchoadas no colar do calçado e apoio de silicone no calcanhar. A sola tem uma combinação de cravos em formatos de pinos para garantir aderência e tração.

Empresa garante durabilidade

O toque retrô da chuteira levanta também uma dúvida: se não tem cadarço, o desgaste do "calça-e-descalça" irá desgastar rapidamente o couro do calçado, certo?

A Umbro garante que não. "Comparado aos materiais sintéticos, o couro possui a melhor relação entre conforto e durabilidade. As fibras que compõe o couro garantem maior elasticidade e memória ao material – consegue 'esticar' e voltar ao estado natural sem deformar ou prejudicar a qualidade", explica a empresa, apostando na adaptação do material aos pés ao longo do uso.

Essa explicação se soma à solução encontrada para abrigar o abrir e fechar da chuteira no ato de calçar: a malha elástica do tornozelo. "O produto possui um acabamento em tecido de malha elástica que garante melhor calce. O couro, que é localizado na parte frontal da chuteira, garante melhor toque, maior conforto e ajuste aos pés", reforça a fabricante.

É a mesma saída que as duas gigantes do setor, Adidas e Nike, encontraram para oferecer chuteiras sem cadarço. Ambas, porém, descartaram o couro por completo, fazendo todo o cabedal em malha – a novidade da Medusae é justamente conseguir usar a sensibilidade tradicional do couro com a elasticidade da malha em um calçado sem cadarços.

A Medusae 3 Elite será vendida nas cores preta, branca e verde água. O modelo será utilizado por jogadores como o português Pepe, o peruano Edison Flores e a norte-americana Ashlyn Harris. Inicialmente, cada país terá um lote de 24 pares para venda, em referência à fundação da Umbro em 1924. No início de 2019, o comércio será feito de forma mais ampla.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.