Topo

Em homenagem a estádio, clube irlandês estampa Bob Marley em nova camisa

UOL Esporte

23/10/2018 18h10

(Crédito: Bohemian FC/Divulgação)

O Bohemian FC, clube que disputa a primeira divisão irlandesa, divulgou nesta terça-feira (23) seu novo uniforme reserva para a temporada 2019. No próximo ano, o clube rubro-negro terá como alternativa um uniforme branco, com uma faixa vertical no peito em verde, amarelo e vermelho.

O detalhe mais inusitado da camisa é o rosto do cantor Bob Marley estampado na parte inferior frontal do fardamento. Os detalhes em verde, amarelo e vermelho também aparecem nas barras das mangas.

As referências ao astro jamaicano são, na verdade, uma homenagem ao estádio do clube, o Dalymount Park. Palco de diversos shows, o local "teve papel único (…) na história musical e cultural da Irlanda", segundo o site do Bohemians.

Inaugurado em 1901, o Dalymount Park tem sido o local escolhido para diversos shows de destaque em Dublin. Bandas como Thin Lizzy, The Boomtown Rats tocaram lá nos anos 70. Na década seguinte, Bob Marley, Meatloaf e Black Sabbath passaram por lá. Já nos anos 90, o estádio recebeu concertos de Faith No More, Sonic Youth, Ice Cube e Red Hot Chili Peppers, entre outras atrações de renome internacional.

Por que a homenagem a Bob Marley?

No entanto, o show de Bob Marley, em 6 de julho de 1980, tem lugar especial no imaginário dos fãs irlandeses. Segundo artigo assinado pelo escritor Denis Buckley e publicado pelo site do jornal The Journal em 12 de maio de 2012, a apresentação no Dalymount Park representou impacto imediato na Irlanda, então "um lugar profundamente conservador".

"A música em si era perfeita para mensagens políticas. A seção rítmica era séria e adulta. Dancing Queen (sucesso da banda sueca ABBA lançada em 1976) não era. Marley colocou um discurso de Haile Selassie sobre um dub: 'Até que a filosofia que sustenta uma raça superior e outra inferior esteja finalizada e totalmente abandonada, haverá guerra em todo lugar'. Hora certa, lugar certo", analisou Buckley, com 15 anos na época do show.

A camisa será fabricada pela O'Neills e já pode ser adquirida em pré-venda no site oficial do Bohemians FC. O lançamento custa 59 euros (pouco mais de R$ 250) em tamanho adulto. O humorista PJ Gallagher, um dos modelos escolhidos para o lançamento da novidade, elogiou a homenagem.

"Eu amei a camisa nova dos Bohs. É um ótimo design, e é sempre bom ver o melhor clube de Dublin encontrando novas maneiras de celebrar sua história e a Casa do Futebol Irlandês", disse, em referência ao apelido do Dalymount Park.

(Crédito: Bohemian FC/Divulgação)

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.