Topo

Coritiba lança camisa comemorativa a título que encerrou jejum com Abel

UOL Esporte

02/04/2019 00h53

O Coritiba irá lançar a nova camisa número três hoje (02) em um evento que reunirá ex-jogadores da equipe comandada por Abel Braga em 1999. Foi ela que encerrou um jejum de 10 anos sem títulos do clube – o segundo maior da história do Coxa, maior na era profissional. A camisa é uma releitura do uniforme vestido por jogadores como Cléber Arado, Sinval, Darci e Mozart, que estarão no evento.

A imagem da camisa vazou nas redes sociais ontem, véspera do evento. O clube publicou um teaser um pouco mais tarde, confirmando a imagem. A unidade custará R$ 229,99; os uniformes são da marca própria do Coritiba, Sou 1909.

Em 1999, o Coritiba vivia um jejum de 10 anos sem títulos, o maior desde o intervalo entre 1916 e 1927, ainda na era amadora do futebol. O clube contratou Abel Braga, que havia tirado o Athletico de um jejum de oito anos na temporada anterior. A decisão foi contra o Paraná, que na década de 90 acumulou seis conquistas.

O Coxa havia sido goleado pelo Guarani por 3 a 0, em jogo no dia 19 de setembro de 1999 marcado pelos protestos da torcida contra o presidente João Jacob Mehl e apoio ao técnico Abel Braga: "Fica, Abel! Fora Jacob Mehl", cantavam após a derrota.

O time chegou à decisão após eliminar o Athletico na semifinal, com duas vitórias. Na decisão, melhor de cinco pontos, o Coxa venceu o primeiro jogo por 1 a 0, no Couto Pereira. Nos dois jogos com mando do Paraná, o Coritiba perdia por 2 a 0 e foi buscar os empates. No jogo final, com um gol aos 39 do segundo tempo, marcado por Darci, que garantiu o fim do jejum.


Napoleão de Almeida
Colaboração para o UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.