Topo

Depois de linha plus size, Nike vai lançar hijab para atletas muçulmanas

Na Vitrine

07/03/2017 17h54

Na semana passada, a Nike lançou uma linha de alta performance feminina de tamanhos plus size. Nesta semana, a empresa volta a investir em um mercado pouco olhado por marcas esportivas: as atletas muçulmanas.

O novo produto é um hijab, a peça que cobre a cabeça e o pescoço das mulheres por motivos religiosos. Existem marcas que produzem hijabs esportivos com materiais de alta performances, com tecidos que absorvem e umidade e facilitam sua evaporação. A Nike, porém, é a primeira gigante do esporte a entrar nesse nicho de mercado.

"O Nike Pro Hijab começou a ser projetado há pouco mais de um ano, mas a vontade de criar algo assim é mais antiga. Nasceu de uma mudança cultural que incentivou mais mulheres a praticar esportes", disse a Nike em comunicado recebido pelo site Al Arabya in English.

"Vivemos em alguns dos países mais quentes do mundo e correr, principalmente, com o pescoço coberto é sempre um desafio. Para muitas mulheres, correr mais de 3km pode ser sufocante", disse Manal Rostom, técnica do Nike+ Run Club, também ao Al Arabya.

"Para uma marca como a Nike sair ao mercado e anunciar que essas pessoas existem e que o hijab tem espaço é algo muito importante. Não é só fazer um produto para muçulmanos e mulheres árabes, mas dando às mulheres a opção de vestir o véu e ainda assim estar em boas condições de competir", completou Manal.

"Eu fiquei empolgada e, admito, um pouco emocionada quando soube que a Nike estava desenvolvendo o protótipo de um hijab. Eu testei tantas peças diferentes e poucas delas foram eficientes para o que eu precisava. Mas quando recebi esse protótipo, senti que ele se encaixava perfeitamente nas minhas necessidades", disse a patinadora Zahra Lari, patrocinada pela marca, ao site da CNN.

"Esse projeto é um resultado direto do feedback que recebemos de nossas atletas, que pediram uma peça com essas características para competir melhor. Esperamos que nosso hijab ajude atletas de todo mundo a fazer justamente isso", disse a porta-voz da empresa, Megan Saalfeld, também ao Al Arabiya.

Segundo a CNN Money, todo o processo de criação da peça durou 13 meses e o produto só chegará ao mercado no outono (do Brasil) em 2018.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.