Topo

Quem é a empresa familiar que tirou a Adidas do Campeonato Alemão

Na Vitrine

26/04/2017 04h15

A Adidas não é apenas uma das maiores empresas de material esportivo do planeta, mas uma das marcas mais tradicionais da Alemanha. Por isso, chamou atenção uma decisão anunciada nesta semana pela DFL, a liga responsável pelo futebol profissional no país germânico. A partir da temporada 2018/2019, a empresa local será substituída pela Derbystar como bola oficial nas duas primeiras divisões da Bundesliga. Mas quem é, afinal, a nova parceira desses campeonatos?

A Derbystar foi fundada na Alemanha, em 1963, como uma confecção de artigos em couro. A produção de bolas esportivas começou em 1968, e a linha de produção foi transferida posteriormente para Hungria e Paquistão, onde está até hoje.

Em diferentes formatos, a Derbystar tem sua marca associada à Bundesliga ininterruptamente desde os anos 1970. Já foi a bola oficial do campeonato, inclusive, na temporada 1979-1980.

Desde 1991, contudo, a Derbystar é parte do portfólio da Select, outra empresa com longeva história de relação com o futebol. A marca de material esportivo foi criada em 1947 por Eigil Nielsen, goleiro que acumulou 28 partidas com a camisa da seleção dinamarquesa e foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres-1948.

Nielsen não conseguia viver apenas com o que obtinha do futebol, e por isso acumulava jornadas como psicólogo e funcionário em confecções de material em couro. Em 1951, aproveitou a proximidade com a federação dinamarquesa e conseguiu emplacar a Select como marca oficial de todas as partidas da seleção.

Foi a Select uma das responsáveis por algumas das principais inovações do mercado de bolas de futebol. A empresa criou, por exemplo, os artefatos com 32 gomos, introduzidos em 1962. Também foi uma das precursoras no uso de materiais sintéticos – curiosamente, a Derbystar é outra empresa entre as primeiras que investiram na seara.

Apesar da fusão, a Derbystar/Select permanece até hoje como uma empresa familiar. Por isso, chama atenção a presença da marca num mercado dominado por gigantes.

A Derbystar/Select mantém 45 parcerias no futebol europeu atualmente. Além disso, tem um portfólio de patrocínios que inclui handebol e futsal. Antes da Bundesliga, a empresa havia fechado neste ano com a Eredivisie (liga holandesa de futebol).

A parceria com o Campeonato Holandês, aliás, tem uma curiosidade. A bola desenvolvida pela Derbystar para a competição foi criada por um tatuador, Henk Schiffmacher, que já teve clientes como o roqueiro Kurt Cobain. O design imaginado por ele será usado na Eredivisie a partir da próxima temporada.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.