Por que a Umbro é a marca que mais patrocina times na Libertadores?
Pense rápido: qual a marca mais presente nos campos de futebol do Brasil? Se você respondeu Adidas ou Nike, errou. O posto pertence à inglesa Umbro, que patrocina sete clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. Mais do que isso: na Copa Libertadores, são dez clubes.
Além dos brasileiros Atlético Paranaense, Chapecoense e Grêmio, a marca ainda aparece nos uniformes de Atlético Tucumán-ARG, Estudiantes-ARG, Montevideo Wanderers-URU, Nacional-URU, Santa Fé-COL, Universidad Católica-CHI e Universitario-PER. A Adidas, por exemplo, tem nove clubes.
Mas qual o motivo de tanto investimento? "A Umbro é uma marca genuinamente de futebol. Nasceu com o esporte. Ao contrário das outras empresas que trabalham no segmento, nós não dividimos nossas atenções com outras modalidades, o que facilita pensar no patrocínio aos clubes como prioridade", conta Eduardo Pogetto, gerente de marketing esportivo da marca.
Olhe o Brasileirão deste ano. Além dos três da Libertadores, a marca ainda patrocina Avaí, Bahia, Cruzeiro e Vasco da Gama – são dois clubes a mais do que a segunda colocada do ranking nacional, mais uma vez a Adidas. "Esse número de clubes patrocinados é alto pela estratégia e como olhamos para o mercado. Mas também precisamos admitir que tivemos sorte. Dos quatro times que subiram da Série B nesta temporada, por exemplo, três vestiam Umbro", afirma, se referindo a Avaí, Bahia e Vasco.
As camisas da Umbro na Série A
- Atlético-PR
- Avaí
- Bahia
- Chapecoense
- Cruzeiro
- Grêmio
- Vasco
É uma estratégia, atualmente, única no mercado brasileiro. Enquanto a marca inglesa ampliou nos últimos quatro anos sua presença, as antigas líderes Adidas e Nike mudaram de estratégia. No lugar de patrocínio aos clubes, o foco destas está, agora, em atletas e produtos (como novas linhas de chuteiras).
A empresa alemã, por exemplo, segue com cinco times na elite do Brasileirão (Coritiba, Flamengo, Palmeiras, Ponte Preta e Sport). A rival norte-americana, que já esteve nos uniformes de seis clube brasileiros, Bahia, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Internacional e Santos, hoje tem apenas dois clubes nas Séries A e B: Corinthians e Inter.
A explicação para isso, mais uma vez, está no DNA da Umbro. "Somos uma empresa de futebol e estar na camisa dos clubes nos fortalece. Principalmente no comércio regional. É por isso que enxergamos oportunidades em clubes que não são vistos como tão grandes. Patrocinando os clubes da cidade, garantimos presença e exposição nos pontos de venda. A chave dos patrocínios é encontrar essas oportunidades", explica Pogetto.
Um caso diferente aconteceu com a Chapecoense. A parceria com a Umbro era antiga, mas não estava entre os maiores contratos da empresa, mas a ascensão dos últimos anos aumentou a exposição. Ninguém comemorou o fato, mas após o acidente do ano passado, a Chape se tornou o clube que mais vendeu produtos no exterior entre os brasileiros da Umbro.
Além das linhas dos clubes, a empresa também aposta em sua linha de calçados de meio da pirâmide: chuteiras de futebol de campo, Society e salão com tecnologia, mas sem os preços altos da concorrência. "Nesse quesito, somos muito competitivos. Tenho certeza que quem pegar um produto da Umbro e da concorrência com preços similares e comparar a oferta de tecnologia, nós estaremos na frente".
A empresa tem um investimento muito grande também em tênis e bolas para futsal. A Umbro é a fornecedora oficial da Liga Futsal e era patrocinadora de Falcão. Ao lado do atleta, desenvolveu tênis topo de linha para a modalidade. A parceria acabou, mas os tênis desenvolvidos seguem entre os mais modernos disponíveis no mercado. O desenvolvimento, hoje, é feito em parceria com o Concórdia, time que joga a Liga Futsal com a vaga da marca.
"No mercado de futebol de campo, as nossas chuteiras top de linha são importadas e, por isso, nosso preço acaba sendo muito próximo das concorrentes. Agora, nos tênis de futsal, temos um laboratório moderno desenvolvendo todas as inovações de produtos. Por isso conseguimos produtos com tanta qualidade com preços altamente competitivos. Foi lá, também, que a bola oficial da Liga Futsal foi desenvolvida", completa Pogetto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.