Topo

Manchester United voltará a usar cor de “uniforme invisível” dos anos 90

Na Vitrine

25/07/2017 04h00

Crédito: Mark Thompson/ALLSPORT/Getty Images

No dia 13 de abril de 1996, o Manchester United sofreu uma de suas derrotas mais inusitadas: 3 a 1 para o Southampton. Mais do que o resultado, o bizarro da situação foi que o time de Manchester jogou um tempo com um uniforme cinza e outro com uniforme azul e branco. Segundo Alex Ferguson, técnico da equipe na ocasião, seus atletas ficavam invisíveis para os companheiros naquelas cores.

"Quando o jogador com a bola levantava a cabeça, olhava para a frente e não conseguia enxergar seus companheiros", lembra o técnico, em entrevista ao Daily Mail. "Assim que entramos no vestiário para o intervalo, mandei trocar a camisa. Tivemos de pagar uma multa de 10 mil libras naquele dia por causa disso. Mas foram as 10 mil libras mais bem gastas da minha vida", completou o técnico.

Crédito: Mark Thompson/ALLSPORT/Getty Images

De cinza, o Manchester levou os três gols daquela partida no primeiro tempo. No segundo, de azul, marcou o seu gol de honra.

O problema do cinza-claro era o reflexo do sol. Ao Guardian, o meio-campista reserva Lee Sharpe conta que no fim da tarde em Southampton, os reflexos eram tão fortes que os jogadores do Manchester United ficavam invisíveis a partir de uma certa distância. Quem assiste aos melhores momentos do jogo, disponíveis no YouTube, vê uma série de passes errados que não eram comuns para aquele Manchester, então líder do Campeonato Inglês.

Foi o quinto e último jogo daquela camisa. Antes, o Manchester tinha empatado um jogo e perdido três vezes (incluindo clássicos contra Arsenal e Liverpool).

O irônico é que a cor vai voltar a ser usada pela equipe na próxima temporada: na semana passada, a Adidas revelou as cores e os desenhos da nova camisa 3 do clube para 2017/2018. O modelo também é cinza claro, mas sem a faixa no peito. Na parte de baixo da camiseta, ainda tem em detalhe a imagem da entrada do Old Trafford, o estádio do clube.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.