Testamos o tênis da Nike com fibra de carbono. É surpreendente
É difícil de explicar a primeira sensação ao calçar e pisar com o Zoom Fly, o tênis com uma placa de fibra de carbono da Nike. É um desequilíbrio estável, uma força que te empurra para frente (ou para cima). Mas é fácil tirar uma rápida conclusão sobre o modelo: não é um tênis para iniciantes. É para quem já se conhece como corredor, quem já entende sua própria passada ou seu próprio ritmo. É uma experiência sensorial.
O Zoom Fly é, em termos gerais, a versão simplificada – e barateada, claro – do Zoom Vaporfly 4%, o tênis que a Nike criou para tentar fazer seus atletas completarem uma maratona em menos de duas horas, o famoso #Breaking2. Não tanto quanto seu irmão mais poderoso, o Zoom Fly é muito leve e tem como principal característica o fato de ser muito responsivo em seu amortecimento, graças a uma placa de carbono em toda sua sola. O cabedal do modelo é feito do tecido Flymesh e com a tecnologia Flywire, similar a um tricô, assim como de seus principais concorrentes. O amortecimento é do tipo Lunarlon e a sola é em borracha reforçada.
É justamente essa placa que causa toda a estranheza, mas também faz do tênis o melhor que já testei para o Na Vitrine. Ele melhorou meu desempenho, meu rendimento e tive menos dores que com outros modelos que testei.
O teste com Zoom Fly foi feito em três situações: 10k na rua, 12k na esteira e depois 21k na rua.
Ficha técnica
Pisada: Neutra
Peso: 240g (masculino tamanho 42) / 184g (feminino tamanho 37)
Drop: 10 mm
Preço sugerido: R$ 599,90
Avaliação
Conforto – 10
Depois que você se acostuma com a sensação de correr com um amortecimento tão responsivo, o conforto e a leveza impressiona.
Estabilidade – 10
Como falei no começo, ele pode até parecer estranho em um primeiro momento, mas ele é muito estável. A sensação é que ele até mesmo corrige sua passada e evita torções quando pisamos em buracos.
Desempenho – 10
Com o modelo, consegui fazer meus melhores tempos para 10k e um bom pace no 21k. Não dá para negar a eficiência da tecnologia empregada no tênis.
Ajuste ao pé – 9,5
Sobrou um pouco de espaço na parte da frente, o que causa um pequeno desconforto a partir de 1h de treino. Mas nada que obrigue a interromper a corrida.
Maciez – 10
O solado inteiriço em todo o pé deixa o modelo muito macio para a corrida.
Praticidade – 9,5
A primeira calçada não é muito intuitiva pois cadarço e língua são um pouco curtos.
Resistência à sujeira – 9 ,5
Todos os modelos do Zoom Fly têm um solado branco, eles até incentivam que você escreva ou personalize o local, mas isso faz com que a sujeira fique muito mais impregnada.
* Por Jorge Corrêa, editor do UOL Esporte e corredor amador
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.