Topo

Kinvara9: Muita leveza e resposta melhor em alta velocidade

UOL Esporte

10/05/2018 04h00

O Kinvara 9 parece uma pluma. Esta é a primeira impressão de quem tem contato com o lançamento da Saucony, marca americana de tênis de alta performance. Ele pesa 212 gramas para o tamanho 40 masculino e 184 gramas no modelo feminino 38. Como se trata de uma marca conhecida pela resistência, nada sugere que a leveza comprometa a durabilidade do calçado. Os modelos anteriores eram leves e duravam.

Estas impressões são sentidas logo que o Kinvara 9 é tirado da caixa. Já as opiniões de performance são baseadas em uma corrida de 3K no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O treino intercalava dois minutos de um trote tranquilo seguido de um pique de mesma duração a 12km/h.

A corrida mostra que o tênis tem um pisada confortável, não há aquele tranco sentido em modelos de baixa qualidade. Mas a velocidade empregada gera diferença na resposta oferecida. O Kinvara 9 funciona melhor quando o atleta está mais rápido. A impressão foi ainda mais reforçada em outro teste a 18 km/h, mas desta vez na esteira.

A tecnologia que a marca usou foi batizada de Everun. A solução é 3 vezes mais durável e 3 vezes menos sensível à temperatura do que o EVA, informa a fábrica. Mas conforto do tênis não está apenas na pisada. O tênis abraça o pé.

A malha utilizada é destes que estão em todas as marcas, bastante leve e parece que o corredor está com uma meia. O tecido também é novidade neste modelo e o material também melhora a respirabilidade ao lançamento da Saucony.

O cano é macio e não parece atrapalhar o corredor mesmo em longas distâncias. O solado perdeu compostos de borracha. Isto pode explicar a leveza do Kinvara 9, mas há quem possa sentir falta. A Saucony sugere o modelo para treinos diários, de velocidade e distâncias curtas e longas.

O modelo oferecido pela empresa era bem chamativo. Tanto que o mais discreto no modelo erao cadarço vermelho. O tênis era uma mistura de laranja com verde fosforecente e pode não agradar aos mais discretos. Mas há versões em cores mais comuns e podem ser opção.

Como todas as fábricas que trabalham sério com tênis de corrida, a Saucony entrega um produto de qualidade. Cabe ao corredor conferir se as características se adaptam as suas preferências.

Felipe Pereira
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.