Argentina aceita mudar seu uniforme para a Copa pela primeira vez
Quando você pensa em camisa da Argentina, inovação não é exatamente algo que vem à cabeça. As listras azuis celestes e brancas estão presentes desde a primeira Copa do Mundo, em 1930, e não deve mudar.
Quem olhar com um pouco mais de atenção para o uniforme que Messi & Cia. usarão na Rússia, porém, verão um detalhe inédito. Pela primeira vez, as listras azuis terão mais de uma tonalidade de azul. Pode parecer pouco, mas foi uma conquista para a Adidas, que criou os uniformes.
"Nós sempre tentamos apresentar novidades nos uniformes para Copa do Mundo, mas com algumas federações existem algumas barreiras. A Argentina, com as listras azuis e brancas, nunca vai mudar. Então, temos de criar alternativas que sejam interessantes. E essa é a primeira vez que mudanças na coloração das listras foram aceitas", explica Oli Nicklisch, diretor de produtos da empresa alemã.
A saída foi usar o aniversário de 125 anos da AFA (Associação de Futebol Argentina): os designers usaram as listras pixelizadas com diferentes tons de azul para criar uma imagem dos ramos de louros da coroa que contorna o emblema da entidade na camisa.
Com isso, eles criaram uma homenagem e ainda aproveitaram para usar uma tendência que está presente em seus produtos. A Telstar 18, a bola da Copa de 2018, também conta com pixels que, em movimento, formam a imagem da Telstar original, a bola da Copa de 1970.
Outra novidade é na camisa 2. Também pela primeira vez, a Argentina não vestirá uma camiseta azul escura. A versão para a Rússia é preta, com detalhes em azul e branco na lateral, lembrando as camisas Adidas dos anos 90.
As camisas 2 são, normalmente, mais flexíveis. Para criar essas camisas, fomos duas vezes a Buenos Aires, conversamos com dirigentes, roupeiros e jogadores como Mascherano e Di Maria. O importante é sempre tentar captar ao máximo a vontade dos jogadores e os valores culturais que essa camisa vai representar", Juergen Rank, diretor de design da Adidas.
Por Bruno Doro
Do UOL, em Herzogenaurach (Alemanha)
*Repórter viajou à convite da Adidas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.