Topo

Argentina aceita mudar seu uniforme para a Copa pela primeira vez

Na Vitrine

20/05/2018 08h00

Quando você pensa em camisa da Argentina, inovação não é exatamente algo que vem à cabeça. As listras azuis celestes e brancas estão presentes desde a primeira Copa do Mundo, em 1930, e não deve mudar.

Quem olhar com um pouco mais de atenção para o uniforme que Messi & Cia. usarão na Rússia, porém, verão um detalhe inédito. Pela primeira vez, as listras azuis terão mais de uma tonalidade de azul. Pode parecer pouco, mas foi uma conquista para a Adidas, que criou os uniformes.

"Nós sempre tentamos apresentar novidades nos uniformes para Copa do Mundo, mas com algumas federações existem algumas barreiras. A Argentina, com as listras azuis e brancas, nunca vai mudar. Então, temos de criar alternativas que sejam interessantes. E essa é a primeira vez que mudanças na coloração das listras foram aceitas", explica Oli Nicklisch, diretor de produtos da empresa alemã.

A saída foi usar o aniversário de 125 anos da AFA (Associação de Futebol Argentina): os designers usaram as listras pixelizadas com diferentes tons de azul para criar uma imagem dos ramos de louros da coroa que contorna o emblema da entidade na camisa.

Com isso, eles criaram uma homenagem e ainda aproveitaram para usar uma tendência que está presente em seus produtos. A Telstar 18, a bola da Copa de 2018,  também conta com pixels que, em movimento, formam a imagem da Telstar original, a bola da Copa de 1970.

Outra novidade é na camisa 2. Também pela primeira vez, a Argentina não vestirá uma camiseta azul escura. A versão para a Rússia é preta, com detalhes em azul e branco na lateral, lembrando as camisas Adidas dos anos 90.

As camisas 2 são, normalmente, mais flexíveis. Para criar essas camisas, fomos duas vezes a Buenos Aires, conversamos com dirigentes, roupeiros e jogadores como Mascherano e Di Maria. O importante é sempre tentar captar ao máximo a vontade dos jogadores e os valores culturais que essa camisa vai representar", Juergen Rank, diretor de design da Adidas.

Por Bruno Doro
Do UOL, em Herzogenaurach (Alemanha)

*Repórter viajou à convite da Adidas

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.