Topo

Kappa agora veste árbitros. Mas deve logo voltar a vestir times brasileiros

UOL Esporte

02/09/2018 04h00

Ao longo das últimas duas décadas, o torcedor brasileiro se acostumou a ver a Kappa vestindo clubes no país. Vasco, Grêmio, Botafogo e, mais recentemente, Santos, já usaram a marca. No entanto, nos últimos anos, é mais provavel você ter visto um juiz do que um jogador com uniformes da empresa italiana.

Em janeiro de 2016, a empresa foi anunciada como fornecedora oficial de uniformes de arbitragem da Federação Paulista de Futebol. Agora, desde agosto de 2018, é também a responsável por vestir os árbitros da CBF. Isso quer dizer que a abordagem da Kappa no mercado brasileiro mudou?

Santos em 2017 com a camisa da Kappa (Crédito: Marco Galvão/FotoArena/Estadão Conteúdo)

"A Kappa mantém a mesma mentalidade dos últimos anos: encontrar boas oportunidades de parcerias em todos os setores", assegura Marcelo Chammas, diretor comercial e de marketing da SPR, empresa que gerencia a marca Kappa no Brasil desde 2013. "Existem conversas em andamento com clubes do país, que não podem ser reveladas no momento, e, fora dele, a empresa já possui uma consolidação com algumas equipes, como o Napoli, por exemplo", acrescentou.

Também em 2016, a Kappa assinou contratos com diversas equipes, mas a maioria rescindiu os contratos no mesmo ano. Em geral, clubes como Fortaleza, Criciúma, Portuguesa, Juventude e Grêmio Novorizontino reclamaram de problemas de distribuição de peças para jogadores e torcedores. Da época, apenas o contrato com o Santos durou até 2018, quando o clube voltou a vestir Umbro.

A marca, porém, se defende. "Na verdade, tivemos boas respostas de todos os clubes que vestimos recentemente, apenas não renovamos os contratos quando os mesmos se encerraram", explica Marcelo Chammas. "No Santos, o modelo que inserimos no mercado brasileiro foi extremamente inovador e rentável ao time, que pôde testar uma nova forma de atuação com o seguimento de fornecimento de material esportivo. Mas a qualidade e o estilo que a Kappa traz ao mercado é inegável e estamos estudando novas parceiras para o próximo ano", reforça.

Assim, não será surpresa se a Kappa logo der as caras nos times brasileiros. Por enquanto, a fabricante italiana satisfeita com a arbitragem. "As competições da FPF e CBF, claro, possuem uma visibilidade de alcance mundial, e é extremamente positivo aliar a marca às entidades. Além disso, a Kappa pode apresentar um material diferente para os árbitros e árbitras, com alta tecnologia, durabilidade e qualidade", justifica Chammas.

Por Emanuel Colombari
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.