Após sucesso na Copa, camisa da Nigéria agora disputa prêmio com grifes
A Nigéria pode ganhar um troféu por sua participação na última Copa do Mundo, mas não pelo que jogou e, sim, pelo que vestiu. Eliminada na primeira fase do torneio na Rússia, a seleção africana teve seu uniforme indicado para um renomado prêmio de design, no qual concorrerá com grifes famosas na categoria fashion.
O uniforme nigeriano, produzido pela Nike, está entre os finalistas do Beazley Design of the Year, organizado pelo Museu de Design de Londres. São 87 finalistas divididos em seis categorias: além de fashion, também são contemplados arquitetura, digital, design gráfico, transporte e produto.
A camisa da seleção africana competirá, por exemplo, com a última coleção de Christopher Bailey para a Burberry, com o uniforme do Pantera Negra na produção da Marvel e com a coleção masculina da grife Palomo Spain, que recentemente vestiu os filhos de Beyoncé.
O sucesso do uniforme da Nigéria não é uma novidade. Antes da Copa do Mundo, ele foi um dos mais procurados desde a pré-venda. Segundo a federação nigeriana informou no início do ano, mais de três milhões de pedidos haviam sido registrados entre o lançamento e a chegada das peças às lojas, um recorde.
A camisa principal tem referências ao uniforme usado na Copa do Mundo de 1994, quando o país disputou sua primeira edição, e também à vestimenta da histórica campanha na Olimpíada de 1996, em Atlanta, quando a Nigéria conquistou a inédita medalha de ouro vencendo Brasil na semifinal e Argentina na decisão.
Os vencedores do prêmio serão anunciados no dia 15 de novembro. Desde setembro, os finalistas estão em exposição no Museu de Design de Londres, onde ficarão até janeiro do ano que vem.
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