Topo

Encontre os 12 significados ocultos dessa foto promocional com Messi

UOL Esporte

02/03/2019 06h00

Hoje é dia de El Clásico, em que o Barcelona de Lionel Messi defende sua boa vantagem na liderança do Campeonato Espanhol contra o eterno rival Real Madrid, no Santiago Bernabéu, às 16h45 (de Brasília). Para marcar a ocasião, a Adidas preparou uma homenagem para o ídolo argentino em forma de enigma.

É uma espécie de desafio para observadores – e para quem conhece um pouco da carreira de Messi. Inspirado nos significados obscuros e símbolos secretos da Arte Renascentista, a brincadeira "Uma imagem vale mais do que mil palavras" é uma viagem dentro da mente da lenda do Barcelona.

A foto representa a forma como Messi enxerga sua carreira e contempla o que ainda está por vir. Quando mais profundamente mergulhamos nela, mais intrigante se torna. Com inspiração Renascentista, ao todo são 12 referências ligadas ao jogador que estão, digamos, camufladas na imagem.

Quer tentar achar?

A marca que patrocina Messi publicou a foto na tarde de sexta-feira em seu perfil no Instagram (@adidasfootball) e neste sábado revela as respostas.

Então a hora é essa. Confira os segredos espalhados pela imagem do craque:

A Pintura

A pintura na parede, hoje bastante popular, é Doubting Thomas (traduzido como São Tomé), de Caravaggio. Conversa com os céticos e duvidosos. Aqueles que acreditam que Messi não pode ser do planeta Terra. A verdade é que Messi é humano, e ele carrega o fardo da expectativa como qualquer outro atleta ou indivíduo.

Os Morangos

Na Arte Renascentista, os morangos representam a harmonia. A tigela com morangos nos mostra que para Messi, o Barcelona é e sempre será sua casa.

A Planta

A planta representa a nutrição espiritual, o triunfo sobre a tentação. A única coisa que sempre foi inquestionável para Messi é o seu comprometimento com o seu clube e o seu país.

O Espelho Encoberto

O espelho, coberto em parte por um tecido, simboliza o desinteresse de Messi pela fama ou pela sua vida pública. Apesar da atenção que o futebol traz, Messi não dá atenção aos holofotes. Ele vive por sua família e pelo futebol.

O Homem Vitruviano e o Estilingue

Messi sempre conviveu com o estigma em relação a sua altura. Mas apesar disso, ele ainda triunfou. Através de sua atitude e suas conquistas, Messi reescreveu o que entendemos pelo futebolista perfeito, mostrando tudo o que pode ser alcançado com paixão e trabalho duro.

As Lavandas e o Pêndulo de Newton

As lavandas tradicionalmente representam o desejo. A sexta bola no Pêndulo de Newton demonstra a ambição de Messi de ganhar outra Bola de Ouro, apesar de sua idade.

O Globo

Os pinos no globo representam os locais das maiores vitórias de Messi – suas vitórias na Liga dos Campeões. Há um alfinete diferente dos outros. O pino branco, representando o território rival: Madri, a próxima conquista de Messi na Liga dos Campeões.

O Alienígena

Contrastando com o Caravaggio acima deste, um alienígena de brinquedo foi deixado no chão. Muitos acreditam que Messi vem de outro planeta. Apesar de parecer humano, para alguns, Messi é de outro mundo.

Os Azulejos no Chão

Aqueles que olharem com atenção para o horizonte de Barcelona vão notar que os azulejos no chão retratam a vista da cidade de cima: outra referência à sua segunda casa.

Calendário

A data no calendário, 1 de junho de 2019, mostra ao espectador no que Messi está focado no momento – mais um título da Liga dos Campeões UEFA.

O Mate

A bebida favorita de Messi da sua terra natal, a Argentina. Lembra ele de seus amigos próximos e de estar em Rosário. Ele leva o mate consigo onde quer que vá.

A Comida do Cachorro

O pote de ração faz uma homenagem a um membro da família de Messi, o seu amado bulldog.

As Chuteiras Nemeziz

Messi segura suas mais novas chuteiras Nemeziz, do Exhibit pack. Messi tem usado chuteiras da adidas desde o início de sua vida esportiva. Ele continua a redefinir o que a agilidade representa para o futebol.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.