Quais as marcas que dominam o futebol brasileiro?
Na Vitrine
23/01/2017 04h00
Amaral comemora gol da Chapecoense no amistoso com o Palmeiras. A fornecedora do time catarinense lidera ranking da camisas no Brasil (Crédito: AFP/Nelson Almeida)
Pense rápido: qual a marca mais importante do futebol brasileiro? Assim, de cara, você deve logo pensar na patrocinadora de seu clube – ou na empresa que faz os uniformes da seleção brasileira.
Faz sentido. Todo clube precisa de uniformes e as marcas esportivas aproveitam essa necessidade para fazer uma troca: eu entro com uniformes, você me devolve com exposição. Mas quem é a líder nesse segmento no Brasil?
Se você respondeu Nike ou Adidas, as duas gigantes do mercado, passou perto. Mas, pelo menos levando em conta apenas os times da Série A do Campeonato Brasileiro, o posto pertence à inglesa Umbro.
Com sete times, é ela quem mais veste clubes (e torcidas) em gramados verde-amarelos. Logo atrás vem a Adidas, com cinco (Coritiba, Flamengo, Palmeiras, Ponte Preta e Sport). A Nike, da seleção, que já esteve entre as empresas líderes, hoje conta apenas com Corinthians – sua outra equipe, o Internacional, disputa a Série B. Veja o ranking:
- Umbro (7)
Cruzeiro trocou de fornecedor e estreia com a Umbro em 2017 (Crédito: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)
Quem é: Inglesa de Manchester, é subsidiária de uma empresa norte-americana de vestuário, a Iconix Brand Group.
Clubes: Atlético-PR, Avaí, Bahia, Chapecoense, Cruzeiro, Grêmio e Vasco
- Adidas(5)
(Crédito: Gilvan de Souza/ Flamengo)
Quem é: Os alemães foram os primeiros gigantes do futebol mundial e até hoje disputam a liderança com a Nike.
Clubes: Coritiba, Flamengo, Palmeiras, Ponte Preta e Sport
- Topper (2)
Atlético-MG trocou a DryWorld pela Topper, após não cumprimento de contrato (Bruno Cantini/Atlético)
Quem é: empresa argentina e brasileira criada nos anos 70, já patrocinou até a seleção brasileira. Hoje, é controlada pelo empresário Carlos Martins, da Mundo Verde.
Clubes: Atlético-MG e Botafogo
- DryWorld
Flu ainda treina com a DryWorld, mas tenta o fim do contrato (Nelson Perez/Fluminense)
Quem é: Canadense, chegou na temporada passada ao Brasil, mas está de saída após não cumprir os contratos com Fluminense e Atlético-MG (que já anunciou a troca pela Topper).
Clube: Fluminense
- Kappa (1)
(Crédito: Marcello Zambrana/Agif)
Quem é: Italiana, tem um modelo de negócios diferente com o Santos. A empresa é responsável pelo desenvolvimento dos uniformes, mas a produção e a comercialização são do time paulista.
Clube: Santos
- Nike (1)
(Crédito: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Quem é: A empresa norte-americana diminuiu muito seu investimento no futebol brasileiro, mas segue na seleção e no Corinthians, os primeiros parceiros desde que resolveu apostar no futebol. A bola do Brasileirão também é da empresa.
Clube: Corinthians
- Numer (1)
Quem é: Marca premium do Grupo SB, que nasceu nos anos 90 em Goiania. A Super Bolla veste clubes menores, como Gama, Juventus, Moto Club, Treze-PB e River-PB.
Clube: Atlético-GO
- Under Armour (1)
(Crédito: Chris O'Meara/AP)
Quem é: Sucesso nos EUA, chegou ao São Paulo em 2015 com um contrato de exclusividade.
Clube: São Paulo
- Puma (1)
(Crédito: Francisco Galvão/EC Vitória)
Quem é: A alemã também já teve mais força no mercado nacional, vestindo Atlético-MG e Botafogo até 2015. Hoje, tem apenas o Vitória.
Clube: Vitória
Ranking Centauro de venda de camisas de janeiro de 2017
Quem vende mais?
Como você deve imaginar, patrocinar mais times não significa, exatamente, vender mais camisas. Com o mercado muito aberto, e o sigilo que impera nas empresas, é difícil afirmar quanto cada clube vende.
Mas existem alguns indicativos. A rede Centauro, especializada em esporte, por exemplo, mantém um ranking de vendas, sem números absolutos. O ranking de janeiro, por exemplo, mostra o Botafogo em primeiro lugar, com 22,3% das vendas nacionais. Em dezembro, o posto pertencia ao Sport, com 40,2%.
No início de janeiro, uma consultoria mexicana também divulgou um estudo, contestado pelo mercado, apontando os recordes de vendas do continente. Segundo a Euromericas Sport Marketing, o time brasileiro que mais vendeu camisas em 2016 foi o Flamengo, com pouco mais de 2 milhões de unidades – o líder é o Chivas/MEX, com 2,3 milhões.
- Chivas Guadalajara (México): 2,3 milhões
- Boca Juniors (Argentina): 2,2 milhões
- Flamengo (Brasil): 2 milhões
- Corinthians (Brasil): 1,7 milhão
- América (México): 1,6 milhão
- Atlético Nacional (Colômbia): 1,2 milhão
- River Plate (Argentina): 1,2 milhão
- Monterrey (México): 1,1 milhão
- LA Galaxy (EUA): 998 mil
- São Paulo (Brasil): 977 mil
Sobre o Blog
Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.