Topo

Quais as marcas que dominam o futebol brasileiro?

Na Vitrine

23/01/2017 04h00

Amaral comemora gol da Chapecoense no amistoso com o Palmeiras. A fornecedora do time catarinense lidera ranking da camisas no Brasil (Crédito: AFP/Nelson Almeida)

Pense rápido: qual a marca mais importante do futebol brasileiro? Assim, de cara, você deve logo pensar na patrocinadora de seu clube – ou na empresa que faz os uniformes da seleção brasileira.

Faz sentido. Todo clube precisa de uniformes e as marcas esportivas aproveitam essa necessidade para fazer uma troca: eu entro com uniformes, você me devolve com exposição. Mas quem é a líder nesse segmento no Brasil?

Se você respondeu Nike ou Adidas, as duas gigantes do mercado, passou perto. Mas, pelo menos levando em conta apenas os times da Série A do Campeonato Brasileiro, o posto pertence à inglesa Umbro.

Com sete times, é ela quem mais veste clubes (e torcidas) em gramados verde-amarelos. Logo atrás vem a Adidas, com cinco (Coritiba, Flamengo, Palmeiras, Ponte Preta e Sport). A Nike, da seleção, que já esteve entre as empresas líderes, hoje conta apenas com Corinthians – sua outra equipe, o Internacional, disputa a Série B. Veja o ranking:

 

 

  • Umbro (7)

Cruzeiro trocou de fornecedor e estreia com a Umbro em 2017 (Crédito: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Quem é: Inglesa de Manchester, é subsidiária de uma empresa norte-americana de vestuário, a Iconix Brand Group.

Clubes: Atlético-PR, Avaí, Bahia, Chapecoense, Cruzeiro, Grêmio e Vasco


 

  • Adidas(5)

(Crédito: Gilvan de Souza/ Flamengo)

Quem é: Os alemães foram os primeiros gigantes do futebol mundial e até hoje disputam a liderança com a Nike.

Clubes: Coritiba, Flamengo, Palmeiras, Ponte Preta e Sport


 

  • Topper (2)

Atlético-MG trocou a DryWorld pela Topper, após não cumprimento de contrato (Bruno Cantini/Atlético)

Quem é: empresa argentina e brasileira criada nos anos 70, já patrocinou até a seleção brasileira. Hoje, é controlada pelo empresário Carlos Martins, da Mundo Verde.

Clubes: Atlético-MG e Botafogo


 

  • DryWorld

Flu ainda treina com a DryWorld, mas tenta o fim do contrato (Nelson Perez/Fluminense)

Quem é: Canadense, chegou na temporada passada ao Brasil, mas está de saída após não cumprir os contratos com Fluminense e Atlético-MG (que já anunciou a troca pela Topper).

Clube: Fluminense

 


 

  • Kappa (1)

(Crédito: Marcello Zambrana/Agif)

Quem é: Italiana, tem um modelo de negócios diferente com o Santos. A empresa é responsável pelo desenvolvimento dos uniformes, mas a produção e a comercialização são do time paulista.

Clube: Santos


 

  • Nike (1)

(Crédito: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Quem é: A empresa norte-americana diminuiu muito seu investimento no futebol brasileiro, mas segue na seleção e no Corinthians, os primeiros parceiros desde que resolveu apostar no futebol. A bola do Brasileirão também é da empresa.

Clube: Corinthians


 

  • Numer (1)

(Crédito: Atlético-GO)

Quem é: Marca premium do Grupo SB, que nasceu nos anos 90 em Goiania. A Super Bolla veste clubes menores, como Gama, Juventus, Moto Club, Treze-PB e River-PB.

Clube: Atlético-GO


 

  • Under Armour (1)

(Crédito: Chris O'Meara/AP)

Quem é: Sucesso nos EUA, chegou ao São Paulo em 2015 com um contrato de exclusividade.

Clube: São Paulo


 

  • Puma (1)

    (Crédito: Francisco Galvão/EC Vitória)

Quem é: A alemã também já teve mais força no mercado nacional, vestindo Atlético-MG e Botafogo até 2015. Hoje, tem apenas o Vitória.

Clube: Vitória


 

Ranking Centauro de venda de camisas de janeiro de 2017

Quem vende mais?

Como você deve imaginar, patrocinar mais times não significa, exatamente, vender mais camisas. Com o mercado muito aberto, e o sigilo que impera nas empresas, é difícil afirmar quanto cada clube vende.

Mas existem alguns indicativos. A rede Centauro, especializada em esporte, por exemplo, mantém um ranking de vendas, sem números absolutos. O ranking de janeiro, por exemplo, mostra o Botafogo em primeiro lugar, com 22,3% das vendas nacionais. Em dezembro, o posto pertencia ao Sport, com 40,2%.

No início de janeiro, uma consultoria mexicana também divulgou um estudo, contestado pelo mercado, apontando os recordes de vendas do continente. Segundo a Euromericas Sport Marketing, o time brasileiro que mais vendeu camisas em 2016 foi o Flamengo, com pouco mais de 2 milhões de unidades – o líder é o Chivas/MEX, com 2,3 milhões.

  1. Chivas Guadalajara (México): 2,3 milhões
  2. Boca Juniors (Argentina): 2,2 milhões
  3. Flamengo (Brasil): 2 milhões
  4. Corinthians (Brasil): 1,7 milhão
  5. América (México): 1,6 milhão
  6. Atlético Nacional (Colômbia): 1,2 milhão
  7. River Plate (Argentina): 1,2 milhão
  8. Monterrey (México): 1,1 milhão
  9. LA Galaxy (EUA): 998 mil
  10. São Paulo (Brasil): 977 mil

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quais as marcas que dominam o futebol brasileiro? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.


Na Vitrine