Topo

Maratona abaixo de duas horas: Nike marca tentativa para maio

Na Vitrine

15/04/2017 07h00

Lelisa Zersenay, Eliud Kipchoge e Zersenay Tadese

Você acha que é possível correr os 42km da maratona em menos de duas horas? A Nike acha que sim. A primeira tentativa para isso será feita no primeiro fim de semana de maio, no circuito automobilismo de Monza, na Itália.

É o maior evento oficial até agora do projeto Breaking2, criado em 2016 com o objetivo de quebrar a barreira das duas horas em uma das provas mais tradicionais do atletismo. Para isso, a Nike uniu três maratonistas de ponta (o atual campeão olímpico Eliud Kipchoge e o recordista mundial da meia-maratona Zersenay Tadese, além de Lelisa Sesisa) e um time de especialistas (engenheiros, designers, biomecânicos, nutricionistas, fisiologistas e desenvolvedores de materiais) trabalhando para diminuir o tempo total da prova.

A tentativa será feita em um evento fechado no autódromo de Monza, escolhido por sua superfície lisa, praticamente plana e pelas condições meteorológicas dessa época do ano. Por conta disso, um eventual recorde não deve ser homologado pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo). Hoje, a maratona mais rápida da história é do queniano Dennis Kimetto, de 2014, completada em 2h02min57s.

Mais polêmico do que o evento fechado, porém, é o tênis que deve ser usado pelos corredores. O Zoom Vapor Elite conta com uma placa de fibra de carbono na entressola. O The New York Times, por exemplo, ouviu especialistas sobre o assunto e comparou o modelo às lâminas usadas por atletas paraolímpicos. Segundo eles, as placas agiriam como as lâminas e daria um impulso maior durante a corrida.

É bom lembrar que, desde seu lançamento, a Nike faz questão de dizer que está buscando quebrar a barreira das duas horas e não o recorde mundial. Ao afirmar isso, a empresa deixa o lado esportivo de lado e apela ao corredor amador, mostrando que um feito é possível. E incentivando mais gente a buscar o seu limite.

Como assistir:

Embora o evento seja fechado para o público, a Nike vai transmitir toda a corrida. Do comunicado da empresa:

Qualquer pessoa pode experimentar a emoção, assistindo ao vivo pelos canais da Nike antes da corrida e a transmissão da tentativa, ambos serão apresentados pelo apresentador americano de programa esportivo, Sal Masekela, e incluem comentários de atletas da Nike. Fique atento para detalhes sobre como acessar esses programas.

A Nike e o Airbnb firmaram uma parceria para oferecer uma oportunidade única para 10 pessoas testemunharem o Breaking2 pessoalmente. Os vencedores vão passar o fim de semana imerso no melhor da Nike Running, em um local próximo ao autódromo. Para obter mais informações e como se inscrever, acesse aqui.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maratona abaixo de duas horas: Nike marca tentativa para maio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.


Na Vitrine