Topo

Nike lança tênis de basquete com nova geração de espuma de amortecimento

Na Vitrine

10/07/2017 12h26

 

A Nike lançou nesta semana seus dois novos tênis de basquete: o Jordan Super.Fly 2017 e o Nike React Hyperdunk 2017. Em comum, os dois são os primeiros calçados da marca norte-americana a contar com u novo sistema de amortecimento chamado Nike React.

No centro da inovação está uma espuma revolucionária, criada para aumentar o retorno de energia a cada passada enquanto garante amortecimento, resistência e durabilidade para quem usar o tênis. O Nike React foi desenvolvido usando o basquete como esporte-teste. A modalidade foi escolhida pela necessidade dos atletas de auxílio na impulsão nos saltos e necessidade de resistência nas trocas súbitas de direção. A ideia da marca é usar a tecnologia em tênis de corrida em um futuro próximo.

"O tênis é muito leve, mas tem um aspecto resistente. Além disso, tem aquele impulso que você sente nos tênis de corrida e é perfeito para os movimentos", afirmou Draymond Green, atual campeão da NBA com o Golden State Warriors, escolhido para estrear o Hyperdunk.

"Durante a temporada, você precisa de um tênis que mantenha seus pés leves, que não apenas absorvam o impacto dos saltos, mas ajudem um pouco. Essa é a primeira coisa que você percebe com o Nike React: eles respondem a qualquer movimento que você faz", disse Blake Griffin, do LA Clippers, que será o primeiro a usar o Jordan Super.Fly.

Veja o que a Nike falou sobre a nova tecnologia:

De maneira geral, as espumas costumam ser leves ou resistentes. Raramente, porém, conseguem ter essas duas características ao mesmo tempo – e ainda por cima ser duráveis. Dispostas a solucionar esse dilema, as equipes de inovação da Nike puseram mãos à obra. Ao lado de especialistas em amortecimento e engenheiros químicos, o grupo desenvolveu uma nova espuma, capaz de oferecer não apenas dois, mas três benefícios ao mesmo tempo. O resultado é a Nike React, a mais moderna inovação da Nike em amortecimento – uma verdadeira revolução em espuma para calçados.

A Nike React é também um exemplo da engenhosidade das equipes internas da Nike. A formulação química do material foi refinada ao longo de centenas de tentativas, utilizando métodos científicos para obter materiais com as características desejadas. É como uma receita de bolo: para criar a Nike React, foram testados dezenas de ingredientes, em busca da composição que levasse ao resultado perfeito. Esta espuma exclusiva e patenteada pela Nike garante controle total sobre as propriedades e a produção da Nike React, permitindo que a marca aumente a escala da inovação e atinja mais atletas, em mais modalidades esportivas.

Embora os benefícios de desempenho dessa inovação sejam perceptíveis de imediato, é no basquete que podemos fazer a prova mais precisa: em nenhum outro esporte esses três princípios são tão cruciais. No basquete, é preciso mudar de direção e de velocidade fazendo movimentos suaves – e os saltos súbitos levam a resistência do tênis ao limite. A Nike React foi testada durante mais de 2.000 horas nas quadras de basquete. Ela cria uma sensação de suavidade e impulso – mas, ao mesmo tempo, é estável e amortece. Esse equilíbrio não existe em nenhum outro sistema de amortecimento da Nike. Agora, ele vai permitir que os atletas se superem e cheguem ainda mais longe.

Numa descrição exata, pode-se dizer que a Nike React devolve mais energia do que qualquer outra espuma para basquete jamais testada pela marca. Além disso, ela é a espuma mais durável que já testamos e que utilizamos para basquete no momento. Resumindo: a Nike React reage (daí o nome) rapidamente a cada passo, e depois logo retorna ao estado original. Isso garante uma sensação uniforme sob os pés – um minuto após o outro, uma partida após a outra.

A Nike React será usada primeiramente no Jordan Super.Fly 2017 e no Nike React Hyperdunk 2017, que será estreado por Draymond Green. Cada pé do tênis contém uma unidade Nike React totalmente protegida, por toda a extensão do calçado.

O processo de design para ambos os modelos de basquete foi alimentado por dados colhidos pelo Nike Sports Research Lab (Laboratório Esportivo da Nike) junto aos atletas – os movimentos que fazem, em qual direção, a força que imprimem. Esses dados são visualizados em mapas de pressão que mostram os pontos exatos onde os atletas precisam de sustentação. Com isso, é possível otimizar totalmente as propriedades de amortecimento e tração.

A espuma Nike React faz parte de uma revolução em amortecimento liderada pela Nike. Estamos estabelecendo novas fronteiras no uso de espuma e de plataformas de amortecimento – a exemplos dos modelos Nike Air VaporMax e Nike Zoom Vaporfly 4% featuring ZoomX —, e trazendo opções para todos os tipos de atletas.

O Nike React Hyperdunk 2017 e o Jordan Super.Fly 2017 serão lançados mundialmente no dia 3 de agosto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nike lança tênis de basquete com nova geração de espuma de amortecimento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.


Na Vitrine