Topo

Nigéria venceu a "Copa fashion". Designer vê lição a seleções como o Brasil

UOL Esporte

15/06/2018 04h00

O futuro da Nigéria em um dos grupos mais difíceis da primeira fase é bastante incerto, mas as "Super Águias" já podem ser consideradas as vencedoras da "Copa do Mundo da moda". A coleção da seleção africana desenvolvida pela Nike, que se inspira no modelo usado em 1994, é um sucesso internacional e deve merecer a posteridade do esporte, mesmo que dentro de campo tudo dê errado.

Antes mesmo do lançamento oficial, a coleção (com camisas, jaquetas e até chapéus) já contava com mais de 3 milhões de pedidos ao redor do mundo, informou a Federação Nigeriana.

No dia do lançamento, no começo de junho, as camisas da seleção nigeriana se esgotaram em questão de minutos na loja da Nike em Londres, onde imigrantes do país e fãs do time de outras nacionalidades se concentraram em filas extensas (como mostra o tweet abaixo).

Diretor sênior de design para futebol da Nike e responsável pela criação dos uniformes de Copa da Nigéria, Pete Hoppins deu uma boa entrevista nesta semana sobre essa parceria em particular. O papo foi publicado pela revista "The Fader", especializada em comportamento. Eis alguns pontos que valem destaque:

1) Sintonia com cultura e atitude do time

"Com a Nigéria, a gente quis pegar um time com expectativa menor em termos de mídia e torcida, tanto dentro como fora do campo. Havia menos pressão para mexer nos uniformes do que em seleções como a Inglaterra. Enquanto ninguém espera que a Nigéria lute pela Copa do Mundo, nós sentimos que havia algo diferente com esse jovem time nigeriano. Nós vínhamos acompanhando esses jogadores através das mídias sociais, a maioria joga em clubes importantes da Europa. Havia uma atitude que os alinhava, tanto na Nigéria como em Londres. Nós achamos que havia algo de diferente a fazer."

"Mérito para a Nigéria por nos deixar ir adiante. Os resultados são incríveis, e agora a Nigéria é o segundo time favorito de todo mundo."

2) Tradicionalismo dificulta inovações (o exemplo do Brasil)

"A Nigéria é na verdade a mais fácil. Todo mundo está se divertindo. Trabalhamos junto com os jogadores e a federação para fazer isso acontecer. Os mais difíceis são Brasil e Inglaterra, como sempre. Tem que ser uniforme amarelo e uniforme branco, respectivamente. Você tem que entregar isso, caso contrário você é baleado (risos). Como você faz para atualizar isso a cada dois anos, a cada quatro anos? Especialmente quando você tenta inovar a performance."

"O que a parceria com a Nigéria tem demonstrado para o futuro é que se seleções mais tradicionais quiserem projetos mais criativos, você pode fazer algo culturalmente mais relevante para se conectar com os jovens."

Nigerianos apelam para camisa "fake" em Lagos

As camisas da seleção nacional também viraram mania dentro da Nigéria. Mas a maioria da população tem recorrido à versão "fake", nas mãos de comerciantes de ruas, em razão dos altos preços do modelo oficial da Nike. A imagem acima mostra um vendedor na capital do país.

Quando começa o "desfile" nigeriano na Copa? 

Integrante do Grupo D, a Nigéria estreia na Copa neste sábado, contra a Croácia, em Kaliningrado. A partida acontece às 16 horas (de Brasília). Na primeira fase os descolados nigerianos também encaram Islândia e Argentina.

Além de Nigéria, Brasil e Inglaterra, a Nike está presente na Copa com as seleções de Arábia Saudita, Austrália, Coreia do Sul, Croácia, França, Polônia e Portugal.

Sobre o Blog

Esporte é emoção e conquistas, mas também é bola, chuteira, tênis, uniforme... Vamos falar tudo o que você precisa para praticar sua modalidade preferida ou usar o mesmo que o seu ídolo veste. A chuteira mais moderna, as curiosidades das novas bolas, quem já lançou camisa para a temporada e muito mais.